Novo presídio de Imperatriz registra mais uma tentativa de fuga e início de motim

Policiais militares e agentes penitenciários evitaram uma fuga de presos na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz II (UPR-II), novo presídio. 

A tentativa de fuga aconteceu no fim da noite desta terça-feira (20), ocasião que cinco detentos da cela 4, pavilhão A, serraram as grades e saíram para o local de banho de sol. O alarme foi dado e imediatamente montado um cerco, inicialmente com agentes penitenciários, e depois com o apoio de policiais militares do 3° BPM. 
Agentes e policiais militares efetuaram disparos de advertência, como forma de intimidar os presos, para que a fuga fosse frustrada, como acabou acontecendo. Um preso ainda tentou pular o alambrado do local de banho de sol, onde também funciona uma quadra de futsal. Ele caiu e sofreu lesão na cabeça e teve de ser levado em uma ambulância para o Hospital Municipal de Imperatriz. 
Na cela 4 e todo o pavilhão A estão detentos condenados por roubo qualificado (assalto a mão armada). 
Essa foi a segunda tentativa de fuga na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz II (UPRI-II), esse ano. A primeira aconteceu em julho, ocasião que também foi frustrado. 
Construída para receber 200 detentos, a UPRI-II tem, atualmente, uma população carcerária de mais de 300 presos. 
Após a fuga ter sido frustrada, presos do pavilhão A iniciaram um  motim, mas foram dispersados pelos policiais militares e os agentes penitenciários. 
Mas em maio desse ano, uma fuga de preso na UPRI-II foi consumada. Dois detentos de alta periculosidade, Newberg Hermelino dos Santos e Raimundo da Silva Sousa, com penas que ultrapassam 30 anos de reclusão, conseguiram fugir do presídio. 
Os dois ainda não foram recapturados. 
A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) emitiu nota 
confirmando a tentativa de fuga e informando a abertura de Processo Disciplinar Interno (PDI) contra os cinco internos que tentaram fugir. 

Veja a nota, na íntegra:

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que abriu Processo Disciplinar Interno (PDI) sobre os 5 detentos da Cela 4 do Pavilhão A, da Penitenciária Regional de Imperatriz que, na noite desta terça-feira (20), tentaram fugir, depois de serrarem a grade do “banho de sol”.
O plano de fuga foi frustrado de imediato e, durante a tentativa de fuga, um dos internos caiu, teve pequenas escoriações, e foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade para fazer exame de corpo de delito. A grade serrada pelos apenados já foi soldada, e estes reconduzidos ao local.