Uma tentativa de fuga movimentou a Delegacia Regional de Polícia Civil em Imperatriz, no fim da noite dessa quinta-feira.
Os agentes penitenciários que estavam trabalhando no plantão durante a noite de quinta-feira perceberam um barulho estranho e foram verificar o que estava ocorrendo. Ao chegarem no corredor onde ficam as sete celas da Delegacia Regional, perceberam que o barulho vinha da cela três, onde se encontravam 16 detentos.
Os agentes penitenciários acionaram os policiais civis de plantão, como também o Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Polícia Militar, que foram dar apoio para que a cela três fosse devidamente revistada.
Os 16 detentos foram retirados da cela e um deles, identificado por Marcos Gomes de Sousa, tentou impedir a ação dos policiais na revista do local, ocasião em que um agente penitenciário foi obrigado a disparar um tiro com bala de borracha, que atingiu o preso no quadril. Ele foi levado para o Socorrão Municipal, onde foi medicado.
Ao fazerem a revista, os agentes penitenciários e os policiais encontraram um buraco de 40 x 40, que saía para os fundos das celas e de lá para o patio, de onde os detentos pulariam o muro e ganhariam a rua.
Ontem, foi providenciado o conserto da cela. Além de fechar o buraco, foi trocada também uma das grades do portão da cela, que já havia sido serrada. Poderia ter ocorrido uma fuga em massa. Essa foi a primeira tentativa de fuga este ano na Delegacia Regional, que tinha até a noite de ontem uma população carcerária de 106 detentos.
Segundo um agente carcerário, os detentos Wildes Pereira Cardoso, que há cerca de 30 dias esfaqueou o companheiro de cela, Edson Machado, e Marcos Conceição Queiroz assumiram que foram os responsáveis pela trama da fuga.
Ontem, por volta de 18 horas, um detento que tinha sido levado para tratamento médico no Socorrão Municipal tentou fuga quando saía do hospital. O detento chegou a se atirar na frente de um veículo que passava, cujo condutor freou ainda a tempo. O detento não sofreu lesão, a não ser de um disparo de bala de borracha feito pelo agente carcerário que o acompanhava. Policiais militares chegaram a ser acionados, mas não houve maiores problemas.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14384
Comentários