Policiais de Porto Franco cumpriram nesta sexta-feira (29), dois mandados de prisões que haviam sido decretados pela justiça daquela cidade, em desfavor de dois homens que são acusados de crimes de pedofilia.
Francisco da Conceição, também conhecido por “Ceará”, voltou a delegacia e desta vez a polícia cumpriu um mandado de prisão preventiva contra ele. “Ceará” é acusado de abusar da enteada menor de idade, desde que ela tinha seis anos. “Ceará” já havia passado 30 dias na cadeia por força de um mandado de prisão temporária. Saiu, e após uma semana em liberdade, voltou à prisão.
Outro mandado
A polícia também cumpriu outro mandado de prisão preventiva, desta feita em desfavor de José Felisberto Belizário, de 43 anos, que é acusado de aliciar três meninas, também na cidade de Porto Franco.
De acordo com o Conselho Tutelar, Belizário conquistava as famílias das meninas com a promessa de bens materiais e de oficializar o casamento, quando elas atingissem a maioridade. A mesma história se repetiu três vezes e nos dois últimos casos, ele teve um filho com cada uma das adolescentes.
As denúncias que chegaram ao Conselho Tutelar foram encaminhadas ao Ministério Público. Só este ano, seis casos de abuso sexual contra menores – pedofilia ou aliciamento – foram registrados em Porto Franco.
Segundo um dos conselheiros informou, a constituição de provas pela dependência da família, normalmente muito pobre, dificulta a punição dos acusados, em muitos casos.
Na Delegacia, José Belizário confirmou o envolvimento com as meninas. Em 2007, ele conheceu uma de 13 anos e com a autorização da mãe dela, segundo ele, conseguiu uma declaração de união estável. O relacionamento durou apenas 8 meses. No mesmo ano, ele voltou a se envolver com outra adolescente, desta vez de 15 anos, segundo ele com o consentimento dos pais e chegaram a se casar oficialmente e tiveram uma filha. Mas a união também durou pouco. Atualmente Belizário estava morando com uma adolescente que ele conheceu quando ela tinha apenas 13 anos. Hoje, ela está com 15 anos e tem um bebê de cinco meses com ele.
Belizário disse que não vê nenhum mal, dizendo que tirou a adolescente das drogas, só fez o bem. “Dou de tudo para ela”, disse.
Mas não é asssim que o Conselho Tutelar e a Justiça entendem, por isso a prisão de Belizário foi decretada e ele vai responder pelo crime.
Comentários