Policiais da Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHPP) prenderam Rayane Martins Pereira, 21 anos, e apreenderam um adolescente de 14 anos.
Os dois confessaram envolvimento na morte do auxiliar penitenciário Jairon dos Santos Cardoso. O crime ocorreu em setembro deste ano, quando a vítima voltava para casa após deixar o filho na escola. Ele foi executado com sete tiros em uma parada de ônibus no bairro da Aurora, na capital maranhense.
Os criminosos fugiram em uma moto. Em depoimento à delegada Nilmar da Gama Rocha, os acusados afirmaram que praticavam roubo de telefone celular no bairro João de Deus, área controlada pela facção criminosa Bonde dos 40.
Segundo eles, havia uma norma para que não fossem praticados crimes naquela região. Como eles desrespeitaram as ordens dos criminosos, seriam punidos, ela com a cabeça raspada e ele com tiros nas mãos. No entanto, para não serem penalizados, teriam que matar qualquer agente do sistema de segurança. Diante da imposição, eles escolheram o auxiliar penitenciário Jairon dos Santos e acabaram praticando o crime.
Rayane teve e prisão temporária decretada pela Justiça e o adolescente a internação provisória.
Comentários