Durante coletiva presidida pelo delegado geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz, foi apresentado, na tarde dessa quarta-feira (9), o resultado de diligências realizadas pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais – SEIC, que vinha sendo realizada desde a última sexta-feira e culminou na prisão de Clauton Barbosa Gonçalves, conhecido popularmente como “Seco ou Gato”, apontado como um dos maiores assaltantes de carro-forte da região norte-nordeste.
As ações foram desenvolvidas estrategicamente na cidade de Santa Luzia do Tide. Seco é o líder de uma organização criminosa responsável pelos ataques a carro-forte acontecidos em Bom Jesus das Selvas, ocorrido no dia 25 de julho de 2017; em São Bernardo, em 9 de janeiro de 2018, e em Alto Alegre do Maranhão, fato registrado em 12 de abril de 2018.
Foram presos ainda nesta operação Anilson de Sousa Carlos, vulgo “Dunga”, e Dayane Ribeiro Carlos. A dupla prestava auxílio a Clauton Gonçalves para esconder e transportar os armamentos e demais objetos ilícitos, bem como o ajudava na lavagem do dinheiro ganho criminosamente.
Durante a ação foi encontrado em um imóvel localizado no povoado Ferro Velho, na cidade de Santa Luzia de Tide, e em uma fazenda de propriedade de Clauton, comprada há cerca de seis meses, um verdadeiro arsenal enterrado, tais como:
4 fuzis cal. 5.56 mm; 1 fuzil AK-47 cal. 7.62 x 39 mm; 1 espingarda calibre 28; 1 espingarda calibre 12, subtraída na ação de Alto Alegre do Maranhão; 2 pistolas Glock, modelo G17, 9mm; Centenas de munições calibre 28, 5.56 mm, 7.62mm, 7.62 x 39mm; calça camuflada, balaclava e coldres.
Também foram apreendidos dezenas de comprovantes bancários, demonstrando uma intensa e frequente movimentação financeira por parte do preso; a quantia de R$ 68.200,00; 1 picape Toyota/Hilux; 1 automóvel GM/Prisma; 1 quadriciclo Honda/Fourtrax; 1 moto Yamaha/XJ6N; 1 moto Honda/Twister; 2 motos Honda/CRF 230 cc e um fuzil calibre .50. Todos estavam enterrados em zona de mata da fazenda de Clauton Barbosa.
A ação contou com investigações ininterruptas do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (DECRIF) e do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) da SEIC, onde foi possível localizar esse arsenal.
Acrescenta-se que Seco é de altíssima periculosidade, já tendo sido resgatado do interior de uma Delegacia de Polícia e cumprido pena em presídio federal. O trio encontra-se à disposição do Poder Judiciário Maranhense para as medidas cabíveis.
Comentários