Atualmente, na segunda maior cidade do Maranhão, circulam cerca de 45 mil motocicletas. A frota a cada dia que passa vem aumento muito. Imperatriz, que era conhecida, há cerca de 10 anos, como a cidade das bicicletas, passou agora para a cidade das motocicletas, em função do aumento vertiginoso do número desse tipo de veículo que circula pela cidade.
Os acidentes com motociclistas estão cada vez mais frequentes e graves. Para chegar rápido ao destino, muitos abusam da velocidade, fazem ultrapassagens proibidas e até trafegam na contramão.
Em todo o Maranhão, já são mais de quatrocentas mil motocicletas nas ruas. Um número considerado alto, assim como os acidentes envolvendo esse tipo de veículo.
Com o aumento da frota, aumentaram também assustadoramente os acidentes envolvendo motocicletas e motociclistas em Imperatriz. De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), só no mês passado, foram registrados 200 acidentes de trânsito com o envolvimento de motocicletas, o que gerou uma média de seis acidentes por dia.
É obrigatório andar sempre com o farol da moto aceso, tanto durante o dia quanto à noite. De janeiro até agora, foram registrados 1820 acidentes em Imperatriz e praticamente todos com motocicletas envolvidas. As estatísticas assustam, mas esse é o dia-a-dia que estão vivendo os motociclistas de Imperatriz que não estão se preocupando com as leis de trânsito.
O número de acidentes é tão assustador que a empresa Motoca, uma das principais revendedoras de motocicletas do estado, há uma semana está ministrando um curso de condução defensiva para motociclistas em Imperatriz. O curso tem como público alvo principal os funcionários de empresas de Imperatriz. Por isso, o engajamento dessas empresas ao curso é muito importante.
De acordo com dados fornecidos pela Polícia Militar e Guardas da Secretaria de Trânsito (Setran), a imprudência é a principal causa dos vários acidentes envolvendo motocicletas em Imperatriz. A falta de observância das leis de trânsito vem contribuindo muito para que aconteçam essas ocorrências. Outro ponto cruciante para o aumento de acidentes de motocicletas em Imperatriz é quanto ao uso de bebidas alcoólicas, em que os condutores embriagados colocam em risco a própria vida e, principalmente, a de outras pessoas. No perímetro urbano de Imperatriz este ano, oito pessoas já morreram em função de acidentes envolvendo motocicletas.

Algumas dicas para o bom desempenho na direção de uma motocicleta. Confira:
Todo motociclista deve conhecer bem as regras de circulação de trânsito, o equipamento que deve utilizar e fazer, com frequência, a manutenção da moto, verificando o estado dos pneus, do freio, etc.
Quem anda de moto precisa usar os equipamentos de segurança recomendados: capacete, luvas, calçado fechado, calça em tecido resistente e jaqueta de cores claras; o motociclista deve prestar muita atenção para ver e ser visto, mantendo uma distância de segurança em relação aos outros veículos; Pegar “carona” em outros veículos, nunca! Isso coloca em risco a segurança de quem está pilotando a moto e de quem está na garupa também; Jamais se deve andar de moto fazendo zig-zag. É muito perigoso, tanto para quem está na moto quanto para as demais pessoas que estão nos outros veículos; O piloto deve andar com a moto no meio da faixa ao circular por uma estrada; É necessário prestar atenção ao passar por garagens que possuem sinaleira áudio-visual, com campainha e pisca-pisca.