Comandante Figueiredo e demais bombeiros em frente à viatura ABT-21

O Tenente Coronel Wibirajá Figueiredo, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militares, com sede em Imperatriz, apresentou nessa quinta-feira (11) o novo carro de combate a incêndio incorporado ao 3º GBM.

O Auto Bomba Tanque ABT-21 é o mais moderno em se falando de caminhão de combate a incêndio existente no mercado atualmente. O veículo possui tecnologia ultramoderna e é muito diferente dos que já compõem a frota do 3º GBM.
De acordo com o comandante Figueiredo, o caminhão ABT-21 tem capacidade para 5 mil litros de água, possui painel de controle moderno e conta com um canhão que dispensa o uso de mangueiras, desde que o incêndio seja de até 30 metros.
“Paus e pedras dificultam o uso de mangueiras quando do combate a um incêndio. Já com o canhão é possível combater o incêndio de cima da viatura, sem a necessidade de utilizar as mangueiras e danificá-las”, disse o comandante.
A apresentação do ABT-21, na manhã de ontem, em frente ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, teve também o objetivo de familiarizar os bombeiros com a nova viatura de combate a incêndio.
O 3º GBM possui outros caminhões, um deles com capacidade de água até maior do que o ABT-21, mas com tecnologia inferior. O ABT-21 combate o incêndio com mais eficácia e menor tempo. O Tenente Coronel Wibirajá Figueiredo explicou que os motoristas desse caminhão é que são as principais pessoas envolvidas, tendo em vista que são eles que operam a viatura, tanto no deslocamento quanto na operação da bomba. Esse veículo também será usado em operação da salvamento.
Durante a apresentação do ABT-21, bombeiros realizaram uma simulação de combate a incêndio.