Tenente Coronel Edeilson Carvalho é o atual comandante do 3º BPM

Com a finalidade de comemorar os 177 anos de criação da Polícia Militar do Estado do Maranhão, o 3º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Imperatriz, a principal unidade da corporação no interior do estado, iniciou nessa terça-feira (3) as atividades em comemoração a essa magna data.
A Polícia Militar do Maranhão foi criada por meio da Lei Provincial nº 21 de 17/06/1836, com o nome de Corpo de Polícia da Província do Maranhão. Ao longo de 115 anos, recebeu outros nomes, como Corpo de Segurança Pública, Corpo de Infantaria, Corpo Militar do Estado, Batalhão Policial do Estado, entre outros, até que em 1951 recebeu a denominação Polícia Militar do Maranhão. A interiorização começou a partir de 1841, com a Lei nº 110, de 28 de agosto, que criou o Corpo de Guardas Campestres. Em 1966, com a Lei nº 2704, de 12 de outubro, além da criação da Companhia Escola, foram criados, ainda, o 1º e o 2º Batalhão de Polícia Militar, responsáveis pela capital e interior do Estado, respectivamente. Hoje, são 15 batalhões da Polícia Militar no Maranhão, que tem o comando geral do Coronel Franklin Pacheco.
O 3º BPM foi criado a partir da 3ª Cia Independente da Cidade de Barra do Corda, no dia 2 de maio de 1974. Em 1977, o 3º BPM teve a sede transferida para Imperatriz e tem sob sua circunscrição os municípios de João Lisboa, Senador La Rocque, Buritirana, Amarante, Davinópolis, Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene. O 3º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Maranhão tem o comando do Tenente Coronel Edeilson Carvalho, um militar formado no próprio Batalhão.