Hoje, 2 de julho, é comemorado o dia do Bombeiro Militar, que tem 160 anos de fundação. Essa data é comemorada em todo o Brasil e o 3º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Imperatriz, não é diferente.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão foi fundado em 1903, portanto já tem 113 anos, enquanto em Imperatriz a corporação completou 30 anos. Antes, o Corpo de Bombeiros em Imperatriz era Companhia da Polícia Militar, sendo depois transformada em Grupamento de Bombeiros Militares e agora, em outra transformação, passou a Batalhão de Bombeiros Militares, que tem o comando do Tenente Coronel Wilni.
O Tenente Evandro informou que o Corpo de Bombeiros desenvolve 22 atividades em Imperatriz, toda a região e em todo o Maranhão. Segundo o Tenente Evandro, no ano passado, o Corpo de Bombeiros em Imperatriz combateu 37 incêndios em edificações, 200 ocorrências de fogo em vegetação, foram feitos 12 resgates aquáticos, 6 resgates cadavéricos e cinco pessoas que foram eletrocutadas. “O que é melhor hoje é que o trabalho do Corpo de Bombeiros é na área preventiva. Hoje, se conseguimos diminuir a atuação prática do Corpo de Bombeiro, é graças ao investimento técnico. Hoje nós temos homens qualificados em Brasília, Rio de Janeiro e em outros estados da Federação, no que tange à proteção passiva e ativa de prevenção de combate ao incêndio. É muito mais fácil nós irmos ao estabelecimento e dizermos o que tem de ser feito, aquilo que faz para que não haja o incêndio, haja a catástrofe, para esperarmos acontecer para irmos debelar esse incêndio”, disse o Tenente Evandro.
O Tenente Evandro lembrou que essa prevenção já tem bons frutos. Em levantamento preliminar nos primeiros seis meses de 2016, foram 16 ocorrências da vazamento de gás, 4 casos de incêndio em edificações, que comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma redução drástica, 4 buscas de cadáveres.
Ontem, o Corpo de Bombeiros de Imperatriz fez demonstrações com a escada magirus, na Praça de Fátima, durante toda a manhã.
Comentários