A comarca de Amarante do Maranhão, localizada a 100 quilômetros de Imperatriz, realizou a entrega de todas as armas que existiam no fórum à Polícia Militar para repasse ao Exército Brasileiro. O objetivo é que estas sejam destruídas. Foi entregue um total de 193 armas.
Segundo o juiz Glender Malheiros, titular da comarca, atualmente não há nenhuma arma armazenada no fórum desembargador Antônio Carlos Medeiros. “Todo o contingente de armas foi repassado ao Comando Geral do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, de Imperatriz”, relatou Glender Malheiros.
Foram repassados para serem destruídos: 56 revólveres, 53 espingardas, 84 armas brancas, entre facas e facões; 21 munições deflagradas e ainda 23 munições intactas.
Recomendação - Em relação ao assunto, o Conselho Nacional de Justiça recomenda que o encaminhamento ao Exército, para fins de destruição, das armas e munições apreendidas pela Justiça, deverá ser automático. Só poderão ser mantidas em poder do fórum ou tribunal armas que forem imprescindíveis ao processo.
“Na verdade, o fórum é um local que deve ser seguro tanto para os juízes como para os servidores e comunidade”, ressalta Guerreiro Júnior. A CGJ tem desenvolvido um trabalho intenso de recolhimento de armas em todos os fóruns e varas do estado.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14194
Comentários