Jornalista Raimundo Primeiro com Axel Brito no estúdio da TV PROGRESSO WEB - TV PROGRESSO WEB (Reprodução)

Em entrevista, Axel Brito, da Fundação Cultural, fala sobre a programação; cerca de 50 mil pessoas são esperadas, todas as noites, na Avenida Beira-Rio. Na concentração, na Praça da Cultura, estima-se entre 5 e 10 mil pessoas, acompanhando a Jardineira, a partir das 18h, e participando das atrações no 'Espaço Multicultural'; rede hoteleira lotada para a festa momesca

O comércio brasileiro espera faturar alto com as vendas durante o Carnaval 2020. Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que a folia de momo vai injetar R$ 8 bilhões na economia, registrando aumento de R$ 80 milhões em relação a 2019. Novos empregos serão criados A festa vai empregar 24,5 trabalhadores temporários. Só entre janeiro e fevereiro. Ou seja, haverá 2,8% a mais de pessoas trabalhando que no Carnaval do ano passado - 24,7 mil. O maior número na área de alimentação, que abrirá 18,2 mil vagas, gerando sete em cada 10 oportunidades de emprego. Só a Copa de 2014 fez surgir tantas vagas de empregos no país.

Em Imperatriz, houve aumento nas vendas de produtos relacionados ao Carnaval. Os foliões correm as lojas atrás de diversos itens, principalmente fantasias, entre as quais máscaras. Nas últimas horas, tem sido expressivo o corre-corre no comércio, já que o setor terá suas atividades paralisadas neste sábado, retomando na tarde de Quarta-feira de Cinzas (26/02).

Na manhã desta quinta-feira, 19/02, em entrevista à TV PROGRESSO WEB, o coordenador de difusão de Cultural da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Axel Brito, falou sobre a programação a ser desenvolvida durante o "Carnaval da Gente", informando sobre as novidades, além das tradicionais atividades que acontecerão no 'Corredor da Folia'. 

A grande novidade da festa de momo este ano em Imperatriz é o "Carnaval Multicultural" da Praça da Cultura, que acontecerá durante os quatro dias de festa, a partir das 18h, com os melhores ritmos carnavalescos, além de músicas pops, sob o comando de um DJ.

Exclusiva, a entrevista de Axel Brito ao jornalista Raimundo Primeiro será exibida neste sábado em dois horários: 9h e às 22h.

A seguir, confira trechos da entrevista:

A Cantora Rita do Samba estará na Praça da Cultura, animando os foliões, após a Jardineira descer para a Avenida Beira-Rio, em direção a Concha Acústica. A cantora e o DJ, com os sons eletrônicos, ficarão até às 23h. A ideia é fazer com que o público não fique parado um minuto sequer, dançando e acompanhando a programação elaborada pela Fundação Cultural de Imperatriz.

"Teremos o melhor Carnaval de todos os tempos em nossa cidade. Internamente, lá na FCI, a gente já se cumprimenta brincando, em clima de folia", diz Axel Brito, acrescentando que os integrantes da Comissão Organizadora do "Carnaval da Gente" já não têm mais tempo para o almoço, fazendo as refeições fora de hora, tudo com o objetivo de fazer com que as ações aconteçam dentro do clima esperado pelo público brincante.

Segundo Axel Brito, a determinação do presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro Santos Buzuca, é no sentido de que a cidade tenha um Carnaval criativo e tranquilo. "Estivemos reunidos com os parceiros, tudo visando uma bela festa, sem violência, com confraternização, alegria", reforça.

Axel Brito lembra que dois espaços físicos - a Praça da Cultua e a Avenida Beira-Rio - terão vasta programação, criada com o propósito de que o folião possa brincar tranquilo. "Há dias, vivemos respiramos o ar da folia", observa. 

Eleitos, o Rei Momo, a Rainha e a Princesa do "Carnaval da Gente", aguardam com expectativas o início do Reinado de Momo, a partir da noite deste sábado. Eles ficam no 'poder' até a madrugada de quarta-feira (26/02), quando a festa será encerrada, ao som da Banda Baiana "Chiclete com Banana, balançando as estruturas da Avenida Beira-Rio e animando os foliões, com muito axé-music. 

"O trabalho tem por objetivo a geração de um participativo Carnaval, contemplando todos os gostos musicais e, aproveitando, já tivemos o Festival de Marchinhas. Continuamos organizando, operacionalizando e viabilizando parcerias".

O apoio empresarial também foi destacado por Axel Brito. "Os empresários têm sido importantes no processo, sinalizando positivamente as nossas iniciativas, apoiando, fortalecendo o nosso trabalho", avalia.

Axel Brito afirma ter sido decisiva a força dada pelo prefeito Francisco de Assis Ramos, que, prontamente, tem atendido as solicitações da Fundação Cultural de Imperatriz. "Teremos, portanto, uma bela festa, um grande Carnaval em nossa cidade, atraindo visitantes de diversas regiões", ressaltando ter sido informado, durante reunião, a rede hoteleira lotar antes do tempo previsto. 

"Os leitos de nossos hotéis estão lotados, nos deixando mais animados, já que moradores de outras cidades responderam positivamente ao convite da Fundação Cultural, por meio da imprensa, cujo trabalho de divulgação da programação tem sido imprescindível", complementa Axel Brito, reforçando convite para que todos participem do "Carnaval da Gente".  (Entrevista produzida pelo jornalista Raimundo Primeiro)

VEJA A ENTREVISTA ACESSANDO: 
oprogresso.tv.br