Estreito - Já faz parte do calendário da Vara do Trabalho de Estreito a missa em ação de graças que é celebrada todo início do ano, nas dependências daquela vara trabalhista, para abertura do ano judicial. Em 2013, não foi diferente. O padre Luzimar Moura da Luz, pároco da Igreja de São Francisco de Estreito, celebrou a missa, às 9 horas dessa quarta-feira (16), na presença de jurisdicionados, advogados, servidores, juízes, promotores e sociedade em geral. Após a missa, foi servido um lanche para os presentes.
Segundo o pároco, o evento relaciona efetivamente a vara do trabalho com a comunidade para a qual presta serviço. "É uma estratégia e, ao mesmo tempo, uma abertura das atividades, porque nada melhor do que o bom relacionamento com a comunidade. Trazer as pessoas para este local, tanto no âmbito religioso, como no social, predispõe uma agregação maior e um relacionamento muito mais plausível. Acho interessante a ideia. E como participante e acompanhante, acho uma ideia genial", disse.
A advogada Pollyana Prado Macedo, OAB-MA 9055, com escritório em Porto Franco, também elogiou a atividade. "Em todos os tribunais deveria haver esse momento de confraternização para começar os trabalhos a cada ano, sob uma orientação religiosa, que aproxime mais ainda os servidores e juízes dos advogados e a vara da comunidade. Aqui, vieram juízes, promotores, empresários, autoridades e pessoas da cidade, e isso é importante para que haja comunicação e entrosamento entre a Justiça do Trabalho e a sociedade, e isso é uma característica típica da VT de Estreito, observou Pollyana Prado.
Membro da comunidade, o publicitário Armando Junquilho também prestigiou o momento. "A VT de Estreito sempre proporciona eventos dessa natureza que são benéficos para sociedade e de formação geral; um trabalho bem elaborado", destacou.
"A missa é uma forma de a gente agradecer a Deus por tudo de bom que nos aconteceu em 2012, que foram muitas coisas; e pedir graças e bênçãos para os trabalhos que se iniciam em 2013; principalmente, a bênção do Espírito Santo para que tenhamos discernimento e sabedoria e para que façamos um bom trabalho para a cidade", concluiu Leonardo Henrique Ferreira, juiz titular da VT de Estreito.
A vara tem desenvolvido várias práticas, muitas das quais foram apresentadas na I Mostra de qualidade da Justiça do Trabalho do Maranhão, como a "Divulgando a Justiça do Trabalho", a "Nova Organização Física Processual" e a "Humanizando na sala de espera de audiência"; esta última institucionalizada pelo Tribunal Regional do Trabalho e implantada nas varas trabalhistas de Imperatriz, Presidente Dutra e Barreirinhas com o nome Humanizar. O projeto passou a fazer parte das Boas Práticas do TRT e foi incluído entre as iniciativas estratégicas relacionadas ao valor humanização.
Inspeção judicial e suspensão de prazos
Por determinação contida na Resolução Administrativa (RA) nº 210/2012, todas as VTs passaram por inspeção judicial no período de 7 a 11 deste mês e houve a suspensão de prazos, audiências e sessões de julgamento, bem como a vedação da publicação de notas de expediente no diário de Justiça Eletrônico e nos processos virtuais, no período de 20 de dezembro de 2012 a 20 de janeiro de 2013. Assim, as audiências, em todas as varas do trabalho, serão retomadas a partir da próxima semana.
Comentários