A Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar de Imperatriz divulgou as atividades realizadas pela unidade judicial nos primeiros seis meses de 2018, com ações que visam a atender às necessidades da comunidade, órgãos públicos de atendimento à mulher e ao Projeto da Coordenadora Estadual de Violência contra a Mulher, denominado "Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano".
Na avaliação da juíza titular Ana Paula Araújo, o objetivo maior das ações é de prevenção à violência por meio do esclarecimento, o que impacta de forma favorável na sociedade e estimula mudanças de paradigmas culturais. "O que se nota é que em todas as campanhas desta natureza a procura pelo Judiciário aumenta significativamente, as mulheres se encorajam a denunciar seus agressores e sempre se registramos um aumento de medidas protetivas de urgência neste período", avalia.
Entre as atividades realizadas, o calendário incluiu visita à Casa da Mulher Brasileira, em São Luís; participação em palestra realizada no Centro de Atenção Psicossocial em São Luís; reunião no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bacuri, para entrega de camisetas referentes à Campanha "No carnaval, só tenha motivos para Sorrir - Diga Não à Violência contra a Mulher", reunião da rede de enfrentamento à violência contra a mulher de Imperatriz; e reunião da rede com a Secretaria de Estado de Políticas Públicas Para a Mulher.
MÊS DA MULHER - O calendário do mês de março apresentou uma série de palestras alusivas à Semana da Mulher, como palestra no CRAS Santa Lúcia, com um grupo de 40 mulheres participantes; Palestra no CRAS Bom Jesus para um grupo de 40 mulheres e, ainda, a realização de atividades no Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM.
Em maio, aconteceu a participação da vara nas atividades da Semana de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com a realização de palestras em escolas. Nesse evento, foram proferidas palestras sobre Abuso Sexual e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas escolas Marechal Rondon e Darcy Ribeiro, para alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano.
"Foi uma contribuição da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, junto a semana de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com destaque ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", informou.
Neste mês de junho, ocorreu a III Semana de Valorização da Mulher, com a realização de palestras na Unidade Básica de Saúde dos Três Poderes, voltada para gestantes, usuários do Programa Saúde do Homem e idosos. Foram realizadas, ainda, palestras junto aos municípios Termos da Comarca de Imperatriz, no CRAS do Município de Davinópolis e CRAS do Município de Governador Edson Lobão. (Michael Mesquita - Asscom)