Lançamento da campanha “Mulher, Diga Não ao Não”, apresentação de documentário, assinatura de Termo de Colaboração e Protocolo, palestras e outras atividades marcam as ações da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Imperatriz, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. As ações integram a programação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
Sob o comando da titular da unidade, juíza Sara Fernanda Gama, os eventos promovidos pela Vara tiveram início nessa quarta-feira (6), às 10h, no auditório do prédio anexo do fórum da comarca (Rua Rui Barbosa, s/n, Centro).
A apresentação de documentário sobre o projeto “Justiça Social: Além dos Limites Processuais”, que desenvolve ações voltadas para mulheres vítimas em situação judicializada abriu a programação, seguida de assinatura de Termo de Colaboração firmado entre a Vara da Mulher e o SEST/SENAT. De acordo com a juíza, com a assinatura do Termo, o SEST/SENAT se dispôs a garantir atendimento médico e odontológico às mulheres atendidas pela Vara, além de disponibilizar vagas em cursos profissionalizantes para essas mulheres e seus dependentes.
Atendimento eficiente - O ponto alto da programação foi o lançamento da campanha “Mulher, Diga Não ao Não” – Você tem o direito de ser bem atendida, orientada e encaminhada. Denuncie quando não for bem atendida.
Idealizada pela Vara da Mulher de Imperatriz e encampada por todos os órgãos da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a ação tem por objetivo a melhoria do atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica por parte das instituições que compõem a rede. Representando o diretor do Fórum de Imperatriz, juiz Adolfo Pires, a juíza Ana Beatriz Jorge Maia assinou o documento.
Nas palavras de Sara Fernanda Gama, um protocolo de intenções e compromisso assinado por representantes de todos esses órgãos, na ocasião, visa a garantir atendimento eficiente às mulheres em situação de violência. “A ideia é de amadurecimento, de conscientização de que a mulher não está pedindo favor. Ela tem o direito de ser bem atendida”, ressalta a magistrada.
Sara Fernanda destaca ainda o lançamento do Plano Municipal de Política para as Mulheres, ocorrido dentro da programação. Com um capítulo todo destinado ao trabalho da Vara da Mulher de Imperatriz, o plano homenageia a unidade judicial e a juíza Sara Gama, à frente do trabalho.
Campanha - Nessa quinta (7), a programação continuou com a palestra “Ser Mulher nos Dias de Hoje”, ministrada por técnicos da equipe da Vara da Mulher na Escola Arte de Educar – CEB – Centro Educacional Bezerra (Jardim São Luís, Imperatriz). Na palestra destinada a cerca de 70 estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano), os alunos foram apresentados ao trabalho da Vara.
A divulgação da campanha “Mulher, Diga Não ao Não” por parte da equipe da Vara e que acontece em shopping e igreja evangélica de Imperatriz nesta sexta (8) e sábado (9), dá sequência aos eventos da Vara da Mulher para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
No próximo dia 13, no auditório do anexo do Fórum de Imperatriz, a partir das 14h, um momento de reflexão para mulheres vítimas de violência doméstica e que conta com oficina e sessão de cinema encerra a programação. (Marta Barros)
Publicado em Justiça na Edição Nº 14647
Comentários