Guerreiro Júnior: números são animadores

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) registrou, de janeiro a setembro deste ano, aumento de 40,9% no número de processos baixados (finalizados). Foram 19.490 ações arquivadas com decisão final, superando as 13.837 baixadas no mesmo período em 2012.
Dados da Divisão de Estatística do Tribunal de Justiça apontam que o total de julgados também aumentou em 33,0%, passando de 14.468 para 19.236. Houve também crescimento de 33,8% no fluxo processual, com a distribuição de 21.906 processos entre os meses de janeiro e setembro de 2013.
O número é maior que o total de processos distribuídos no mesmo período de 2012, quando foram encaminhados para julgamento 16.376 ações.
Fluxo processual – De acordo com informações da Diretoria Judiciária do TJMA, a movimentação mensal aumentou em 87,6% nos últimos três anos, e, no mês de setembro, bateu o recorde de ações, chegando a 3.153.
Para o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, os números são animadores. “Estamos julgando além do que é distribuído e os resultados representam a resposta dos desembargadores aos anseios da sociedade, cujo nível de confiança na Justiça estadual aumenta cada vez mais”, avalia.
A diretora Judiciária do TJMA, Denyse Batista, afirma que desde 2010 a Corte vem reduzindo o período de tramitação processual, fazendo com que as partes e os advogados tenham resultados mais rápidos para suas causas.
“Para acompanhar o aumento acima do previsto, fizemos adequações no fluxo das atividades diárias das secretarias, harmonizando ações sistemáticas em torno do tempo de permanência dos processos nas unidades”, explica a diretora. (Joelma Nascimento - Asscom/TJMA)