Membros das comissões de segurança e agentes das unidades de inteligência do Judiciário brasileiro estarão reunidos em São Luís, nos dias 30 e 31 de outubro, durante o III Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário (ENIPJ), promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Comissão Permanente de Segurança Institucional e Escola Superior da Magistratura (ESMAM). 
No evento, será discutida a implantação de doutrina de inteligência própria e participação do Poder Judiciário no Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), além do compartilhamento de práticas, estudos e técnicas aplicadas a segurança institucional, a fim de garantir a integração e o fortalecimento da rede de inteligência a serviço do Poder Judiciário.
A programação será aberta às 8 horas do dia 30 de outubro no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), com  duração de 16 horas. Os resultados do encontro culminarão com o encaminhamento de minuta de Doutrina de Inteligência para análise no Comitê Gestor de Segurança Institucional do CNJ.
Especialistas no tema abordarão sobre Sistema Brasileiro de Inteligência (Mauro Simas Eklund - Oficial de Inteligência, Superintendente da ABIN-MA), Doutrina de Inteligência do Poder Judiciário (Mauricio Viegas Pinto - TJDFT e Geovaldri Maciel Laitartt - CJF), Atividade de Inteligência aplicada à Segurança Institucional (Ten. Cel. Alexandre Magno de Souza Nunes - TJMA e Hipólito Alves Cardoso - SJDF-TRF1), Ações de Contrainteligência na Segurança Institucional (Prof. Raimundo Teixeira), Método Integrado de Gestão de Risco - MIGRI (Marcelo Canizares Schettini Seabra - TRT2-SP), Cyber crimes: arte de buscar evidências online  (Delegado Alessandro Barreto - Ministério da Justiça e Segurança Pública), Atuação do Comitê Gestor do SINASPJ (Juiz Márcio Schiefler Fontes - TJSC). (Comunicação ESMAM)