O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, recebeu, nessa quinta-feira (25), o secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frederico Pereira, e o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Leonardo Diniz. Na pauta da reunião, assuntos relacionados a um plano de trabalho para redução de violência e crime em todo o Estado do Maranhão.
O secretário Jefferson Portela disse que, pela vasta experiência na área Criminal do presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, ele tem uma compreensão social muito forte da questão de segurança pública, fator muito importante para alimentar uma ação integrada entre as instituições públicas.
“Temos convicção de que tudo o que já foi feito hoje em ações integradas do Poder Judiciário com o sistema de segurança será ampliado. A ordem do presidente Joaquim Figueiredo é avançar nas ações no controle de violência e criminalidade para que o cidadão maranhense tenha um sentimento de paz garantido”, disse Jefferson Portela.
O secretário acrescentou, também, que o equilíbrio no controle de pessoas que insistem em condutas antissociais, iniciando pela ação policial no momento da infração, e, depois, avançando para o controle social exercido pela magistratura com julgamento de autor de delitos, é fundamental. “A lei está acima de todos e nessa relação de parceria com as ações judiciais e de segurança, tenho certeza que vamos avançar naquilo que todos nós queremos que é uma sociedade que busque e construa a paz. Nós do sistema de segurança estamos juntos com o Poder Judiciário do Maranhão”, finalizou.
Aproximação – O presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, avaliou a sinalização do sistema de segurança ao Poder Judiciário como uma forma de, também, aproximar a justiça do cidadão.
“Este ato dos responsáveis pela Segurança Pública do Maranhão veio, exatamente, corroborar muito mais o que tenho dito: dar efetividade às nossas decisões e levá-las ao conhecimento da sociedade. Diante disso, estamos irmanados aos os órgãos da segurança nesse objetivo”, declarou o desembargador.
Estiveram presentes na reunião o vice-presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, o diretor-geral Mário Lobão, o presidente da Comissão de Segurança Institucional do TJMA, desembargador Raimundo Barros, e o diretor de Segurança Institucional e Gabinete Militar, coronel Alexandre Magno.
“Os representantes da Segurança de nosso Estado sempre entenderam bem as nossas necessidades e se colocam à disposição da Comissão e do Tribunal de Justiça, assim como a Justiça estadual se dispôs a apoiar as ações da Polícia naquilo que cabe ao Poder Judiciário decidir”, afirmou Raimundo Barros. (Asscom TJMA)
Publicado em Justiça na Edição Nº 16056
Comentários