O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) aderiu e está dando efetivo apoio à 3ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a realidade do tráfico de pessoas.
A mobilização começou nesta segunda-feira (25) e se estende até sábado (30), período em que serão acesas luzes na cor azul nos prédios do Tribunal de Justiça do Maranhão e da Corregedoria Geral da Justiça, para sensibilizar a sociedade sobre a problemática.
A campanha – de iniciativa do Ministério da Justiça e Cidadania – é alusiva ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, comemorado em 30 de julho. Além do Tribunal, instituições da sociedade civil, órgãos governamentais de todas as unidades da federação estão envolvidos na campanha, promovendo seminários, rodas de diálogos, blitz educativa, distribuição de materiais, entre outras iniciativas.
As ações realizadas em espaços institucionais e que se tornaram boas práticas estão sendo replicadas e adaptadas nos estados, municípios e no Distrito Federal. As abordagens da campanha serão feitas em locais, onde as pessoas ficam mais suscetíveis ao tráfico, como aeroportos, escolas, rodoviárias e regiões de fronteira.
TRÁFICO - O tráfico de pessoas é a retirada da pessoa de seu ambiente, de sua cidade e até de seu país, para fins como exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, extração de órgãos humanos, adoção ilegal e vários outros. Esse crime, muitas vezes, passa despercebido, mas é o terceiro mais lucrativo no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site: http://www.justica.gov.br/sua-protecao/trafico-de-pessoas.
Publicado em Justiça na Edição Nº 15666
Comentários