Estudantes do curso de Direito das Faculdades FEST e FACIMP, que atuam como conciliadores e mediadores nos Centros de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc’s) de Imperatriz, e servidores da comarca de João Lisboa participaram, nessa sexta-feira (21), de treinamento sobre o funcionamento do Sistema Attend - de agendamento de sessões de conciliação.
O curso será ministrado pelo chefe da Divisão do Telejudiciário, Fábio Chaves Martins. Após o treinamento, os três centros de conciliação de Imperatriz - em funcionamento na FACIMP, na FEST e no Centro de Convenções – serão integrados ao sistema, possibilitando o agendamento eletrônico das sessões solicitadas pelos usuários interessados em conciliar questões judiciais ou não.
Fábio Martins irá explicar sobre a importância da ferramenta, que confere agilidade e praticidade à marcação de audiências nos centros de conciliação.
“O sistema foi criado com plataforma para atender a todo o Estado, podendo ser acionado de qualquer lugar. Hoje, o TJMA gerencia toda a demanda de conciliação nos centros. Iremos difundir o Attend a todos os municípios que já possuem Cejusc’s instalados e estamos à disposição para disponibilizá-lo a qualquer tribunal interessado”, informa o chefe do Telejudiciário.
Como funciona
A ferramenta inovadora entrou em funcionamento no TJMA, no ano passado, após passar por vários testes e ajustes, de forma a atender o cidadão de forma eficaz. O Attend foi idealizado pela equipe do Telejudiciário e desenvolvido pela Diretoria de Informática sob a supervisão do Núcleo de Conciliação.
Por meio do sistema, o cidadão pode agendar audiências sem sair de casa, por meio do Telejudiciário (0800 707 1581) ou por formulário eletrônico, disponibilizado no site do tribunal (www.tjma.jus.br), na página da Conciliação. Basta informar sobre a demanda, a identificação própria e da parte contrária. A marcação também pode ser feita presencialmente em qualquer um dos centros. (Amanda Campos - Asscom/TJMA)
Comentários