São Luís - A valoração judicial da prova feita por peritos foi objeto da tese de doutorado do juiz auxiliar da comarca de São Luís, Manoel Matos, obtendo nota máxima e dando ao magistrado prêmio extraordinário concedido pela Universidade de Burgos (Espanha).
A premiação foi comunicada ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Guerreiro Júnior. O juiz agradeceu o apoio recebido do Judiciário maranhense para fazer o Doutorado. Guerreiro Júnior o parabenizou pelo mérito alcançado.
Com o título “El dictamen pericial: critérios de valoración y su motivación em la sentencia civil”,a tese colocou em pauta como o atual estágio de desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade faz com que a prova pericial apresente-se cada vez mais decisiva no processo judicial.
“O magistrado, ao proferir sua sentença, deve estar preparado para valorar criteriosamente a perícia realizada”, enfatiza Matos, cujo trabalho acadêmico resultou na publicação de um livro no Brasil e na Europa.
A menção ao prêmio que constará no título de Doutor dará direito ao Diploma de Prêmio Extraordinário de Doutorado e será incluída na certificação acadêmica. (Asscom/TJMA)
Publicado em Justiça na Edição Nº 14660
Comentários