O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, determinou na manhã dessa quarta-feira (10), em Balsas (Sul do Maranhão, a 777 km da capital), a recuperação emergencial do Fórum Des. Esmaragdo Sousa e Silva. Parte da estrutura do telhado do prédio veio abaixo no último dia 5, atingindoo gabinete e a sala de audiência da 2ª Vara, a sala de audiência da 1ª Vara e o arquivo da 3ª Vara.
O incidente não deixou feridos. Guerreiro Júnior, contudo, ficou chocado com a dimensão dos estragos. Em várias salas ainda é possível ver pelo piso grande quantidade de destroços de telhas e pedaços de madeira do teto. O anúncio da obra e da ocupação do novo prédio deixou juízes e servidores aliviados.
O fórum será interditado nos próximos 70 dias para reconstrução do telhado e serviços complementares, incluindo a revisão da instalação elétrica e recolocação do forro em PVC. “O prazo começa a ser contado a partir de hoje”, observou Guerreiro Júnior ao diretor de Engenharia Rui Barbosa Lima Sobrinho.
Ainda pela manhã, Guerreiro Júnior, assessores e a juíza Nirvana Maria Mourão Barroso (da 3ª Vara e diretora do fórum) visitaram dois prédios para avaliar a transferência imediata dos servidores e arquivos da comarca. Ficou decidido que fórum de Balsas irá funcionar em imóvel alugado durante a reforma do prédio próprio. Fica na BR-230 – Km 01 (Setor Industrial de Balsas), onde funcionou a Clínica Padre Angelo.
O presidente também autorizou duas novas melhorias para o fórum de Balsas: o estacionamento interno e a construção do depósito judicial da comarca.
Após Balsas, Guerreiro Júnior e assessores iniciaram visita de inspeção a outras comarcas do Sul do Estado. (Asscom/TJMA)