Serviço registra, em média, três mil ligações por mês, distribuídas num leque de 35 serviços

Orientações sobre como ingressar com uma ação na Justiça, tipos de processos, documentação necessária e os órgãos competentes para receber e julgar processos podem ser obtidas pelo Telejudiciário – serviço gratuito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que atende pelo número 0800 707 1581.
Nos seis primeiros meses deste ano, o serviço telefônico registrou mais de 16 mil atendimentos. O número corresponde a 44% do total de ligações recebidas no ano de 2012, quando foram atendidos 37.862 chamados.
A equipe formada por 16 atendentes, um supervisor e dois auxiliares registra, em média, três mil ligações por mês, distribuídas num leque de 35 serviços diferenciados.
“O Telejudiciário é um dos mais importantes canais de comunicação entre o cidadão e o Poder Judiciário e funciona integrado à Ouvidoria, outro órgão indispensável na aproximação da sociedade com a Justiça estadual”, diz o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior.
Solicitações - O maior número de solicitações são consultas sobre órgãos e membros da Justiça estadual (5.539), seguido de informações sobre processos que tramitam na Justiça de 1º e 2º graus e juizados especiais (3.931). Os usuários também querem saber sobre concursos, plantão judiciário, julgamentos e outros assuntos relacionados à prestação jurisdicional.
A central recebe ainda reclamações, denúncias e solicitações sobre a conduta de servidores, juízes e serventuários e ações do Poder Judiciário, como também sugestões e críticas para melhoria das atividades.
Para os servidores do Tribunal, são oferecidos serviços de consulta de processos administrativos, acesso a formulários padrão de requerimento, registro de senha de acesso ao Portal do Servidor e informações sobre o plano de cargos, carreira e vencimentos, direitos e deveres e alterações no boletim financeiro.
Sistema – O serviço utiliza tecnologia moderna e é gerenciado pelo sistema ATTENDE, que, além da celeridade no atendimento aos usuários, possibilita a instalação de terminais de consulta em locais estratégicos.
A ferramenta permite que as informações referentes a denúncias, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços forenses sejam encaminhadas automaticamente à ouvidoria do TJMA, por meio de sistema unificado, garantindo mais agilidade no gerenciamento do fluxo das demandas apresentadas, desde a abertura até a sua resolução ou arquivamento.
Além do 0800 707 1581, o serviço pode ser acessado, a qualquer hora, pelo e-mail : telejudiciario@tjma.jus.br. (Irma Helenn - Ascom/TJMA)