O sistema que será utilizado para responder ao Censo Nacional do Poder Judiciário foi testado na Justiça do Trabalho no Maranhão, na última quinta-feira (8), pela servidora Maria Clara Medeiros Cunha, da Coordenadoria de Recurso, Jurisprudência, Acórdãos e Apoio ao PJe. Segundo Maria Clara, o acesso ao sistema ocorreu normalmente e o questionário foi respondido em cerca de 5 minutos. O teste do sistema foi uma das etapas da preparação para o Censo que, brevemente, será lançado e iniciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Censo tem como objetivo traçar o perfil socioeconômico de magistrados e servidores do Poder Judiciário no Brasil, a partir do levantamento, sistematização e análise de suas informações pessoais e funcionais. Além de identificar a quantidade de magistrados e servidores, a pesquisa também recolherá dados referentes à quantidade de magistrados e servidores por sexo, raça, idade, entre outros. O conhecimento do perfil será importante para a elaboração de políticas e estratégias de recursos humanos no Judiciário.
As informações serão obtidas por meio de aplicação de questionário, que será disponibilizado no site do CNJ. O preenchimento do questionário poderá ser feito em 5 minutos. Todos os dados fornecidos serão mantidos em sigilo e os resultados serão divulgados de forma genérica, sem identificação dos participantes.
De acordo com o CNJ, servidores do Judiciário cedidos a órgãos do Poder Executivo e Legislativo, estagiários e profissionais terceirizados não participarão do Censo. Entretanto, os servidores requisitados de outros Poderes para o Judiciário participarão da pesquisa.
Projetos-piloto do Censo Nacional do Judiciário foram realizados pela equipe do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, nos Estados de Sergipe e Santa Catarina. Na oportunidade, foram realizados testes com a aplicação do questionário censitário e avaliados outros aspectos relacionados à tecnologia da informação e comunicação.
Comissão Censitária – Cada órgão do Poder Judiciário constituiu sua Comissão Censitária para auxiliar na realização do Censo Nacional do Poder Judiciário. No TRT-MA, a comissão é integrada pelo juiz auxiliar da Presidência, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, e os servidores Paula Ravenala Brandão Malta (Coordenadoria de Gestão de Pessoas), Rômulo José Maia Moura (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações) e Maria Suely Cavalcante Pinto (Seção de Comunicação Social). A Comissão foi constituída por meio da Portaria do Gabinete da Presidência Nº 488/2013.
Pedidos de informações ou esclarecimento de dúvidas de magistrados e servidores do TRT-MA sobre o Censo devem ser enviados para o email institucional censocnj @trt16. jus.br.
Mais informações sobre a pesquisa no site do CNJ, no link http://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/censo-do-poder-judiciario.