A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Coroatá firmaram convênio, na tarde desta terça-feira (16). O termo, assinado pelo secretário Sebastião Uchôa e a presidente da entidade, Marilena Vieira Leite, e que regulamenta a parceria entre as duas instituições, visa contribuir e apoiar a ressocialização dos internos que estão sob o método Apac naquele município.
O secretário adjunto de Justiça, Frei Ribamar Cardoso, falou de como o método Apac é comprovadamente uma ferramenta fundamental para o processo de ressocialização “Essa parceria firmada hoje vem reforçar que é possível acreditar na mudança e no resgate desses internos. A Apac de Coroatá é um exemplo disso” ressaltou.
Representando o Tribunal de Justiça, Ariston Apoliano, que é coordenador da unidade de monitoramento e fiscalização do sistema carcerário do TJ, disse apoiar a parceria entre a Sejap e a Apac “Estamos juntos no que for preciso para melhorar a qualidade do sistema penitenciário”, frisou.
A presidente da Apac de Coroatá, Marilena Vieira Leite, descreveu como um momento ímpar a assinatura do convênio “Depois de oito anos, com um trabalho firme e passando por cima de todos os obstáculos, hoje conseguimos firmar essa parceria. Agradeço pela confiança e pelo apoio do secretário Sebastião Uchôa e do Frei Ribamar nessa nova etapa que será com certeza de resultados ainda mais positivos” pontuou.
Para o secretário Sebastião Uchôa, a ideia de transformar os espaços em que se vive, ser notado e fazer o melhor aos que estão ao seu redor são, com certeza, características sabiamente desenvolvidas pelo método Apac. “A partir de agora estamos mais unidos em prol dos benefícios para o sistema penitenciário do Maranhão”, destacou.
Uma das testemunhas da assinatura do convênio foi o interno Francisco Gomes Santos, que cumpre pena na Apac de Coroatá, e que já é um exemplo de reintegração.
Presentes, durante a cerimônia de assinatura do convênio, o secretário adjunto de Estabelecimentos Penais, Fredson Maciel; superintendentes de Justiça e de Controle e Execução Penal, respectivamente, Kécio Rabelo e Ronald Dias; corregedor da Sejap, Ribamar Nascimento; padre Luís, que cedeu o local onde está instalada a Apac de Coroatá; representantes das coordenações de assistência aos apenados da Sejap e voluntários da Apac de Coroatá.
Publicado em Justiça na Edição Nº 14681
Comentários