Dema de Oliveira
Foi oficializada nessa quarta-feira (15) a criação do Núcleo de Monitoramento aos Egressos em Geral do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão (NUMEG-MA), em Imperatriz. A cerimônia de criação aconteceu no albergue localizado na Rua Tupinambá, no bairro São José do Egito.
Imperatriz é a segunda cidade do Maranhão a receber o Núcleo de Monitoramento aos Egressos em Geral do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão (NUMEG-MA). O mesmo já funciona em São Luís. Será estendido também à cidade de Açailândia, que terá a coordenação do Numeg de Imperatriz.
O objetivo do Numeg-MA é o de fiscalizar, monitorar e acompanhar os egressos que se encontram em regime aberto e semiaberto. O Numeg começa a atuar em Imperatriz na próxima semana e contará com uma equipe composta por dois assistentes sociais, um agente penitenciário, um motorista e vai fazer visitas e prestar assistência social aos egressos.
“O núcleo visa entender como o egresso está e promover uma assistência social do mesmo, assim como para quem está em seu convívio”, afirmou o coordenador estadual do núcleo, professor Luís Gonzaga.
A Casa do Albergado, da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP), em Imperatriz abriga atualmente 31 presos em regime aberto e 49 semiabertos.
Para a criação do núcleo do Numeg-MA em Imperatriz, estiveram presentes o secretário adjunto da Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP), Mário Leonardo; o coordenador geral do órgão, professor Luís Gonzaga; o presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, Padre Elisvaldo Cardoso; o presidente da Pastoral Carcerária, Pastor Paulo Roberto; o presidente da Ibraema, Pastor Valmir Nogueira; o diretor da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, Francisco Firmino, e outras autoridades.
Comentários