A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), realizará, no período de 26 a 29 de novembro, o I Encontro Estadual de Educação nas Prisões. O evento será realizado no Hotel Santa Luzia, localizado no bairro do Olho d’Água, em São Luís.
O evento tem como objetivo qualificar 50 professores contratados no último seletivo realizado pela Seduc, que atuarão nas turmas de educação de jovens e adultos do sistema prisional no estado.
Segundo a supervisora de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Maria do Monte Serrat Prazeres, “o evento irá proporcionar aos professores contratados para atuação nas prisões, por meio da capacitação, o conhecimento das especificidades do trabalho da EJA no ambiente prisional. Desse modo, poderão alcançar melhor atuação profissional e, consequentemente, melhor qualidade de ensino”.
O tema central do encontro abordará as “Políticas de Educação no Sistema Prisional: possibilidades e desafios”, onde será destacada a importância da educação no sistema prisional como uma das formas de pensar a execução penal com vistas a conceber o sujeito como cidadão de direitos e deveres, e que, através da política educacional tem a possibilidade de realizar uma leitura de mundo de forma crítica e comprometida com a realidade que os cerca.
Serão discutidas ainda as Diretrizes Operacionais para a Educação no Sistema Prisional, a Educação de Jovens e Adultos e suas especificidades e a prática do planejamento e avaliação na EJA.
A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária - SEJAP, parceira do evento, ministrará os temas Estrutura e Funcionamento do Sistema Prisional, Noções de Direito Penal e Relações Interpessoais e Direitos Humanos.
A Coordenadora Estadual de Educação nas Prisões, Carolina Coimbra de Carvalho, destaca que o encontro promoverá o fortalecimento das ações realizadas por ambas as secretarias, no sentido de consolidar no Maranhão uma política pública que poderá contribuir com o processo de humanização da pena, trazendo resultados positivos para a vida da pessoa privada de liberdade.
Confira a programação:
26/11
9h – Abertura
10h – Políticas de Educação no sistema prisional: possibilidades e desafios.
Palestrante: Msc. Sleyla Cristina Rocha Coelho – Técnica Seduc/Supeja.
14h – Educação x Ressocialização: As diretrizes no sistema prisional.
Palestrante: Msc. Sleyla Cristina Rocha Coelho – Técnica Seduc/Supeja.
27/11
9h – Educação de Jovens e Adultos e suas especificidades no ambiente prisional.
Palestrante: Carolina Coimbra de Carvalho – Coordenadora Estadual de Educação nas Prisões.
14h – A prática do Planejamento e Avaliação na Educação de Jovens e Adultos.
Palestrante: Carolina Coimbra de Carvalho – Coordenadora Estadual de Educação nas prisões.
28/11
9h – Estrutura e funcionamento do Sistema Prisional.
Palestrante: Kécio da Silva Rabelo – Secretário Adjunto de Justiça e Administração Penitenciária.
14h – Noções de Direito Penal.
Palestrante: Dr. Cláudio Barcellos – Advogado e assessor jurídico da Sejap.
29/11
9h – Apresentação das ações do Núcleo de Assistência Biopsicossocial aos servidores penitenciários (NASB).
Palestrante: Ângelo Macedo – Coordenador Estadual do NASB.
11h – Processos de prisionalização.
Palestrante: Ana Sílvia Rodrigues de Souza – Diretora da Penitenciária de Pedrinhas.
14h – Noções de Relações Interpessoais e Direitos Humanos.
Palestrante: Acrísio Brito Júnior – Psicólogo Técnico da Sejap.
Comentários