São Luís - O secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa, se reuniu, na segunda-feira (4), com representantes do Grupo de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça (TJ). Na reunião o grupo apresentou ao secretário um relatório sobre o sistema penitenciário.
O coordenador em exercício do Grupo de Monitoramento Carcerário, juiz Douglas de Melo Martins, explicou ao novo secretário o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo no sistema carcerário do estado.
Para o secretário Sebastião Uchoa, esse primeiro contato com o grupo de monitoramento foi positivo. “O grupo se revelou alinhado aos pensamentos dessa nova gestão e com toda certeza temos mais um parceiro na caminhada para melhorar, ainda mais, a administração do sistema penitenciário” salientou Uchoa.
O juiz Douglas de Melo Martins destacou o encontro com o secretário Sebastião Uchoa e o grupo de monitoramento como positivo. Na ocasião o grupo de monitoramento fez algumas sugestões, a exemplo da criação de uma unidade de segurança máxima na capital e outra no interior, a regionalização do sistema através da construção de pequenas unidades prisionais no interior e a continuidade no convênio com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pedreiras (Apac).
Na ocasião, Uchoa falou da criação do núcleo de assistência religiosa pela Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap). O espaço servirá para a realização de um planejamento por parte das entidades religiosas para a evangelização dentro das unidades prisionais.
Presentes, também, na reunião a delegada Geral de Polícia Civil, Cristina Menezes; o defensor público estadual, Paulo Rodrigues da Costa; representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc); de entidades religiosas e do setor de saúde da Sejap.