Secretário Aluísio Mendes visita a Academia Integrada de Segurança Pública

O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, visitou, na sexta-feira (18), a Academia Integrada de Segurança Pública (Aisp). A intenção foi acompanhar o processo de formação dos candidatos que almejam ingressar nos quadros da Polícia Judiciária do Maranhão.
O titular da pasta da Segurança visitou as salas de aula, conversou com os candidatos e pediu empenho e dedicação durante o curso de formação, além de tirar dúvidas referentes ao concurso público. Ele ainda destacou Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores que está sendo desenvolvido pelo Governo do Maranhão.
Segundo ele, o Plano assegura a valorização do servidor público estadual, promove justiça salarial, garante aposentadoria digna e ainda renovar o quadro de pessoal com a realização de concursos públicos.
Na ocasião, Mendes acompanhado do secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laercio Costa e da delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende entregaram mais duas novas viaturas. A Triton L200 será empregada nos trabalhos acadêmicos da Aisp. Já o Fiesta nas ações do Instituto Médico Legal (IML), órgão ligado a Superintendência de Polícia Técnica Cientifica (SPTC).
“Nosso intuito é que os forem aprovados aqui no curso de Formação sejam profissionais bem preparados, que possam ingressar no Sistema de Segurança prontos para reforçar o combate à criminalidade e dá uma resposta eficaz a sociedade. Este concurso irá suprir uma parte da necessidade que temos hoje. Eles precisam interiorizar que a sociedade os aguarda para que façam frente a violência”, comentou Aluísio Mendes durante a conversa com os candidatos.
O curso de Formação teve início no dia 16 de setembro e terá duração de três meses. A previsão de término é o dia 10 de dezembro. Participam da formação, candidatos ao cargo de investigadores, escrivão, perito criminal; médico legista, farmacêutico legista, odontolegista e auxiliar de Perícia Médico Legal. É constituído por uma média de 25 disciplinas, em que os alunos serão submetidos a avaliações teóricas e práticas, sendo todas de caráter eliminatório e classificatório, tais como: Educação Física, Defesa Pessoal e Armamento e Tiro, Ética e Cidadania aplicada à Atividade Policial, Psicologia e Saúde Aplicada, Direitos Humanos, Investigação e Inteligência Policial, entre outras.
Conforme previsto no edital do certame, serão considerados aprovados os alunos que obtiverem em cada disciplina nota igual ou superior a 5, sendo eliminado e automaticamente desligado do curso, o aluno que alcançar nota inferior.
A delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende, destacou a importância da Academia na formação dos novos investigadores, peritos, médicos legistas. “Dentro da Academia, os candidatos já começam a perceber a importância do comprometimento com a instituição. Eles precisam ao final do curso compreender que precisam servir bem a sociedade Com esse aumento de efetivo conseguimos suprir algumas demandas no interior do estsado”, comentou a delegada.

Compromisso
O diretor da Aisp, delegado Mauro Rocha, garantiu que a Academia tem se empenhando em formar profissionais gabaritados. “Nosso compromisso, enquanto Academia, é formar com qualidade e eficiência”. Acompanharam a visita, os superintendentes de Polícia Civil do Interior, delegado Jair de Lima Paiva Junior, e de Polícia Técnica-Científica, Cássio Marques; os diretores dos Institutos Médico Legal (IML), Almir Ferreira Albuquerque e de Criminalística do Maranhão (Icrim), Carlos Henrique Roxo, além de outros delegados.