Secretário Sebastião Uchôa e representantes do Sindispem-MA

São Luís - O secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, se reuniu, na tarde de terça-feira (19), na sede da Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), com representantes do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado (Sindspem-MA). Durante a reunião foram tratados assuntos de interesse da categoria e as ações para efetivar a qualidade do trabalho dos servidores e do sistema penitenciário.
O presidente do Sindspem-MA, Antônio Benigno Portela, apresentou ao secretário as necessidades e sugestões da categoria. A qualificação adequada aos monitores que auxiliam os agentes na segurança das unidades, uma escola de formação penitenciária e a inclusão de atendimento psicossocial ao servidor foram alguns pontos levantados pelo sindicato.
“O sindicato está à disposição da nova gestão para o que for necessário. Estaremos de mãos dadas com a Sejap para a realização de um trabalho que valorize o servidor e que seja positivo a todo sistema carcerário” ressaltou o dirigente sindical.
Na ocasião, o secretário Sebastião Uchôa revelou aos servidores que alguns assuntos abordados pelo sindicato já estão em processo de implantação na Sejap. Segundo Uchôa, já está sendo providenciada a estrutura dos cargos dos servidores, a criação da escola de formação penitenciária e o núcleo de atendimento psicossocial aos servidores do sistema. “A valorização do servidor bem como a ressocialização e a regionalização do sistema são os eixos dessa nova gestão. É preciso cuidar de quem cuida do sistema, pois só assim os resultados positivos aparecerão”, frisou Uchôa.
Para o secretário-adjunto de Justiça, Frei Ribamar Cardoso, esse diálogo entre os servidores e a Sejap é fundamental. “As portas estarão sempre abertas para que juntos seja possível alcançar resultados positivos e que beneficiem, principalmente, todo o sistema”.
Além do núcleo psicossocial serão criados, também, os núcleos de atendimento religioso, de inteligência penitenciária, de monitoramento aos egressos do sistema e de coordenação de plantão da capital. Visando a qualificação dos servidores, a Sejap realizará, no inicio de abril, um curso de gestão básica aos diretores das unidades prisionais.
Presentes na reunião o secretário-adjunto de Estabelecimentos Penais, Fredson Maciel; o superintendente de Controle e Execução Penal, Ronald da Silva Dias; e demais representantes do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado (Sindispem-MA).