Evento teve a participação de conselheiros dos municípios de Porto Franco, Campestre, Lajeado Novo e São João do Paraíso

Uma reunião de trabalho realizada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Franco, discutiu, em 31 de março, aspectos relativos à atuação dos Conselhos Tutelares (CTs) na sede da Comarca e nos termos judiciários Campestre, Lajeado Novo e São João do Paraíso.
Segundo o promotor de Justiça Gabriel Sodré Gonçalves, que coordenou o encontro, o objetivo foi subsidiar e otimizar a atuação dos Conselhos Tutelares.
Além de membros e suplentes dos Conselhos, a reunião contou, ainda, com a participação de presidentes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs).
Durante a reunião, além da apresentação de definições de conceitos jurídicos relativos à atuação dos Conselhos, também foram relatados casos com os quais os conselhos trabalham diariamente.

Conselho Tutelar

Instituído pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), o Conselho Tutelar é um órgão municipal, composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para o acompanhamento e proteção a crianças e adolescentes.