O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) passa a ter, a partir de 2018, sua gestão de segurança institucional unificada em apenas uma diretoria: Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar. A inclusão do Gabinete Militar à Diretoria de Segurança foi autorizada pelo presidente da Corte, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, na Resolução GP nº 89/2017.
A novidade foi apresentada aos militares que atuam no Poder Judiciário do Maranhão em reunião realizada na manhã dessa sexta-feira (5), no auditório do Centro Administrativo do TJMA, com a presença do juiz auxiliar da Presidência, Cristiano Simas (integrante e representante da Presidência na Comissão de Segurança do TJMA); diretor-geral do TJMA, Mário Lobão; e do diretor de Segurança Institucional e Gabinete Militar, Coronel Alexandre Magno.
"A medida assinada pelo presidente José Joaquim Figueiredo dos Anjos é saudável, ao centralizar e verticalizar as ações de segurança do Poder Judiciário. Essa nova perspectiva, com certeza, trará muitos benefícios para que possamos avançar e melhorar mais ainda", comentou o magistrado, ressaltando, inicialmente, a larga experiência do presidente José Joaquim na área de segurança, ao atuar ao longo de décadas em unidade judiciais criminais, área na qual também atua no 2º Grau. "Acredito na visão do presidente e na força de segurança do TJMA nesse novo modelo de atuação", completou Cristiano Simas.
Também foi ressaltado durante a reunião o compromisso da atual gestão com resultados. "A mudança na gestão da Segurança Institucional reflete uma unificação de ações, bem como é uma forma mais efetiva de mensurar os resultados e cobrar o trabalho. Sabemos todos nós, diretores e demais servidores, bem como os juízes auxiliares, que nós seremos cobrados diariamente pelo nosso trabalho, competência e seriedade", explicou o diretor-geral Mário Lobão, colocando a sua diretoria à disposição para o diálogo. "Queremos continuar sendo exemplo de gestão de Segurança Institucional para os outros tribunais do país e sabemos que podemos contar com todos os senhores", finalizou.
À frente da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, o Coronel Alexandre Magno de Souza Nunes - que já respondia pela Segurança Institucional - fez questão de tranquilizar os militares que atuam no TJMA, ressaltando que o trabalho continuará sendo feito com efetividade, porém alinhando todas as ações. "Estou assumindo essa nova atribuição, além da que já tinha, com a certeza de que daremos continuidade às demandas com eficácia e competência. A linha de trabalho do presidente José Joaquim Figueiredo dos Anjos é de transparência e compromisso diário com o resultado, o que será repassado para os senhores", disse o coronel. De acordo com o documento que unifica a Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, o cargo de diretor fica sendo privativo de oficial superior da Polícia Militar.
A Resolução GP nº 89/2017 foi assinada pelo presidente José Joaquim Figueiredo dos Anjos e será publicada na próxima semana, a partir do dia 8 de janeiro de 2018, após o término do recesso forense. (Roberta Gomes - Asscom TJMA)
Publicado em Justiça na Edição Nº 16042
Comentários