Presidente do TJ recebe representantes da sociedade civil do Sul do MA

Representantes da Rede Justiça nos Trilhos – coalizão de organizações civis e movimentos sociais – e da congregação Missionários Combonianos estiveram reunidos com o presidente do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Cleones Cunha, na última sexta-feira (5), quando apresentaram pedidos referentes aos serviços da Justiça, na região Sul do Maranhão. O juiz Ângelo Antonio Alencar, da Comarca de Açailândia, também participou do encontro.
Na ocasião, o padre Dario Bossi e os demais representantes das entidades solicitaram a instalação da 2ª Vara da Comarca de Buriticupu e de uma comarca no Município de Bom Jesus das Selvas, que atualmente é termo judiciário de Buriticupu. Eles ressaltaram a crescente demanda processual da região, devido à ocorrência de conflitos socioambientais e de violência urbana.
O desembargador Cleones Cunha informou sobre as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo Judiciário estadual, com as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mas assegurou que a instalação da 2ª Vara de Buriticupu é uma das prioridades de sua gestão, que deve ser concretizada no início de 2017.
Buriticupu, segundo levantamentos recentes do Judiciário, possui uma demanda processual de mais de 10 mil processos em uma única vara. “A Comarca de Buriticupu está numa situação complicada. Nenhum juiz sozinho será suficiente para saná-la. É uma questão que estamos avaliando com atenção e urgência”, comentou o presidente do TJMA.
Ele informou, ainda, que pretende preencher todas as unidades que se encontram sem juiz titular, com a nomeação de dez novos juízes substitutos até o final do ano, tudo condicionado às possibilidades orçamentárias. (Asscom-TJMA)