Ministro conversou com os desembargadores no Gabinete da Presidência

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Joaquim Figueiredo, recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. Ele foi recepcionado no Gabinete da Presidência, onde conversou com desembargadores da Corte.
O ministro Humberto Martins coordena a equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que realiza até esta sexta-feira (29) inspeção ordinária de verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais do TJMA e das serventias extrajudiciais do Estado, conforme a Portaria nº 06, de 14 de fevereiro de 2019.
Para o corregedor nacional de Justiça, a inspeção faz parte da fiscalização permanente do próprio Tribunal e visa contribuir para uma melhor qualidade dos serviços jurisdicionais. "A correição é um procedimento de rotina e, além de buscar informações sobre o funcionamento dos serviços da Justiça, compartilha as boas práticas com os tribunais. É uma troca de experiências", disse o ministro Humberto Martins.
Durante a reunião, o ministro Humberto Martins enfatizou a importância de um Poder Judiciário em equilíbrio com os outros Poderes da República. "Estamos aqui para discutirmos melhores caminhos para uma Justiça viável, de qualidade, que tenha o respeito da sociedade. Não existe cidadania, nem Estado de Direito pleno, sem um Judiciário comprometido e atuante. Poder Judiciário forte significa cidadania respeitada", frisou.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão disse que os desembargadores da Corte ficam extremamente honrados com a presença do ministro e colocou o TJMA à disposição da equipe do CNJ, para todo e qualquer esclarecimento. "Procuraremos absorver o melhor dessa inspeção para aperfeiçoar nosso tribunal e construirmos um Judiciário cada vez mais forte e atuante, contribuindo para o fortalecimento da cidadania", assinalou o desembargador Joaquim Figueiredo.
Estavam presentes na visita do ministro Humberto Martins, os desembargadores Lourival Serejo (vice-presidente do TJMA), Marcelo Carvalho (Corregedor Geral de Justiça), Paulo Velten, Jamil Gedeon, Cleones Carvalho, Graças Duarte, Anildes Cruz, Nelma Sarney, Marcelino Everton, Luiz Gonzaga Almeida, Froz Sobrinho, Jaime Ferreira, José Bernardo Rodrigues, João Santana, Kleber Carvalho, Ângela Salazar, Tyrone Silva, José Luiz Almeida, Raimundo Melo e Jaime Araújo.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO - Nesta quarta-feira (27), o ministro Humberto Martins recebeu a sociedade em audiência previamente agendada, no Pleninho da Corte, no 2º andar do edifício-sede do TJMA, localizado na Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís.
Além do ministro Humberto Martins, a equipe do CNJ é composta pela desembargadora federal e conselheira do CNJ, Daldice de Almeida, pelo juiz federal Miguel Ângelo Alvarenga Lopes (Tribunal Regional Federal da 1ª Região); pelos juízes de Direito Jorsenildo Dourado do Nascimento (Tribunal de Justiça do Amazonas); Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres (Tribunal de Justiça de Rondônia); Sérgio Ricardo de Souza (Tribunal de Justiça do Espírito Santo); e seis servidores. (Danielle Limeira- TJMA)