O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, defendeu, ontem, durante evento em Codó, a otimização da prestação de serviços públicos pelas administrações municipais a partir da qualificação de gestores e técnicos para melhorar o atendimento ás demandas das comunidades.
Marreca foi palestrante no III Seminário de Gestão Pública - Gestão Pública em Busca da Excelência Global, na Escola Santa Filomena, em Codó, quando apresentou o painel "Governança e Governabilidade: O Municipalismo e o Desenvolvimento".
"O que nós percebemos, hoje em dia, é que cada vez mais os munícipes exigem dos seus gestores e daqueles funcionários que trabalham no dia-a-dia das prefeituras maior qualificação profissional. O prefeito tem que se conscientizar de que ele não pode ser apenas o político, mas também um administrador", destacou.
Para o presidente da FAMEM, na maioria dos casos, os problemas enfrentados nas administrações públicas - tanto municipais, quanto estaduais e federais - advêm da má-gestão.
"O conhecimento e a qualificação são a base para uma boa gestão. Sem esses pré-requisitos, o gestor acaba incorrendo em erros que, se houvesse qualificação, não cometeria. Mas o sistema é implacável e não avalia se o gestor errou por desconhecimento ou má-fé. De uma forma ou de outra, existem as penalidades", lembrou.
Presente ao evento, o prefeito de Icatu, Juarez Lima, destacou a importância do seminário para os prefeitos da região. "Essa é uma iniciativa que tem por objetivo percorrer o estado levando conhecimento e qualificação aos gestores e só tem a contribuir para o desenvolvimento dos municípios na medida em que auxilia esses administradores na tarefa de bem conduzir a coisa pública", pontuou.
O Seminário Gestão Pública em Busca da Excelência Global faz parte do Programa Gespública, do qual a FAMEM é instituição integrante desde 2011. O presidente da Federação, prefeito Junior Marreca, é, ainda, consultor ad hoc do Gespública, que é um programa do Ministério do Planejamento para excelência na gestão pública. (Assessoria)
Publicado em Justiça na Edição Nº 14438
Comentários