Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, o vice-presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, participou, na última sexta-feira (27), de cerimônia em homenagem aos 100 anos do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizada no Teatro Arthur Azevedo.
Durante a solenidade - presidida pela reitora Nair Portela, o desembargador Lourival Serejo recebeu menção honrosa, diploma e medalha do mérito jurídico "Domingos Perdigão". Também foram agraciados com as honrarias os desembargadores Cleones Cunha (vice-presidente do TRE), Paulo Velten (diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão) e Froz Sobrinho (supervisor da Unidade de Monitoramento Carcerário do TJMA).
Além de instituições jurídicas, foram homenageadas cerca de 168 personalidades, entre ex-reitores; gestores; docentes aposentados, ativos e substitutos; docentes de outros cursos; servidores da coordenação do curso, do departamento de Direito e do Centro Acadêmico I de Maio.
A medalha "Domingos de Castro Perdigão" é considerada a maior honraria concedida pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça.

Medalha Domingos Perdião
A criação da medalha se deu a partir da necessidade em reconhecer e aproximar aqueles que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça.
Domingos de Castro Perdigão foi um dos primeiros intelectuais maranhenses a agir efetivamente para a implantação da Faculdade de Direito, tendo sido um de seus fundadores em 1918.
O curso de Direito completou cem anos de existência no Maranhão. A história do curso foi iniciada em 28 de abril de 1918, junto com a fundação da Faculdade de Direito do Maranhão, primeira escola isolada de nível superior do Estado. Em 1966, foi integrada à Universidade Federal do Maranhão. Atualmente, o percentual de doutores é de aproximadamente 25,64%, o de mestres de 36% e o de especialistas, de 38%.