Uma pesquisa de satisfação, realizada com usuários externos (trabalhadores, empregadores e advogados) da Justiça do Trabalho no Maranhão revelou que eles estão satisfeitos com serviços e infraestrutura apresentados por este segmento do Poder Judiciário no estado. O nível de satisfação ficou em 88,35%. A pesquisa foi realizada pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, nas sete Varas do Trabalho de São Luís, em 14 das 16 varas trabalhistas no interior do estado e na Coordenadoria de Distribuição e Cadastramento Processual do TRT.
Os usuários responderam a 35 questões relacionadas à infraestrutura, atendimento ao público, audiência, decisão e comunicação. Atendimento ao público, audiência e decisão foram os itens mais bem avaliados e os usuários manifestaram satisfação de 91,55%.
Em média, os pesquisados tinham 39 anos de idade; 74% eram homens e 26%, mulheres. A maioria era constituída de advogados, que correspondia a 52%; 16% eram empregados; 9% eram empregadores e outros (23%).
Avaliação das unidades pesquisadas - No geral, 10 VTs tiveram avaliação acima de 90%; oito alcançaram índices superiores a 80% (entre 88% e 81%) e apenas três ficaram com índices entre 76% e 74%. O nível de satisfação com a Coordenadoria de Distribuição e Cadastramento Processual foi de 89,28%.
VT de Estreito – De acordo com a pesquisa, a Vara do Trabalho de Estreito foi a mais bem avaliada pelos usuários. O índice de satisfação dos usuários com a VT foi de 97,74%. Além de elogiar o atendimento, os usuários disseram que a VT e a equipe devem servir de exemplo para o tribunal, bem como sugeriram a continuidade da mesma estrutura e seja mantido o mesmo nível. A Vara Trabalhista de Barreirinhas foi a segunda melhor avaliada com 97,07%, seguida da VT de Timon, com 96,84%.
Sugestões – Os usuários fizeram algumas sugestões para melhorar o atendimento em cada unidade pesquisada. Entre as sugestões, aumento do quadro de servidores, maior celeridade na tramitação processual, abertura de concurso público para o quadro de servidores, aumento do quadro de juízes, ampliação do número de varas trabalhistas, melhoria da sinalização interna e externa, bem como das informações disponibilizadas no site. As sugestões foram encaminhadas às respectivas unidades para as providências necessárias.
Planejamento estratégico – A pesquisa está alinhada ao planejamento estratégico do TRT-MA, aos temas Política Institucional e Eficiência Operacional, e aos objetivos estratégicos Prestar serviços com foco na excelência, Aprimorar a comunicação com o público externo e Fortalecer a imagem institucional. (Ascom/TRT)