Desembargador José Luiz Almeida intensificará o contato com o jurisdicionado na Ouvidoria

Recém-empossado para atuar como ouvidor-geral do Poder Judiciário do Maranhão no biênio 2018/2019, o desembargador José Luiz Almeida comprometeu-se a dar continuidade aos projetos iniciados em gestões anteriores, dentre eles o "Fale com o Ouvidor".
O programa visa aproximar a população do Judiciário, conferindo prestígio às demandas apresentadas pelos cidadãos. O projeto consiste no ato de o ouvidor dispensar um tempo de sua rotina de trabalho para que ele próprio faça o atendimento da demanda recebida, havendo deste modo um contato direto, sem intermediários, entre o jurisdicionado e o ouvidor.
"Estarei à disposição dos cidadãos, todas as terças pela manhã, na Ouvidoria, para responder aos seus questionamentos da melhor forma possível. Nós, ouvidores, somos uma espécie de mediadores entre a população e o serviço público que prestamos. E para alcançarmos êxito em nossa missão, o contato (presencial) e o diálogo são fundamentais para juntos, buscarmos uma solução para as questões apresentadas", pontuou o desembargador José Luiz Almeida, que também é presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA.
O "Fale com o Ouvidor" foi criado no ano de 2015, durante a gestão do desembargador Paulo Velten Pereira à frente da Ouvidoria. Inicialmente, o contato entre o cidadão e o ouvidor era realizado por meio do Telejudiciário (0800-7071581), o call center da Ouvidoria.
No biênio 2016/2017, sob o comando do desembargador Ricardo Duailibe, o contato entre o ouvidor e os manifestantes, que ocorria todas as terças, passou a acontecer de maneira presencial, na sede do órgão.
Agendamento - Os usuários da Justiça poderão agendar um encontro com o ouvidor por meio dos telefones (98) 3194-5849 / 3194-5851 ou presencialmente, na sede da Ouvidoria (piso térreo do Fórum Desembargador Sarney Costa, Av. Professor Carlos Cunha, Calhau), cuja equipe realizará triagem das demandas a serem apresentadas, todas as terças-feiras pela manhã.
Ouvidoria - A Ouvidoria é a unidade do Tribunal de Justiça do Maranhão que serve de canal de comunicação permanente e direta com a sociedade. É por meio dela que são recebidas as manifestações dos usuários dos serviços prestados pelo Poder Judiciário maranhense: sugestões, reclamações, pedidos de informação institucional, denúncias, críticas, dúvidas e elogios. Também atua para o atendimento interno dos agentes integrantes da estrutura organizacional. (Asscom TJMA)