A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por meio da Comissão do Agronegócio, participou da blitz de conscientização de combate às queimadas, organizada pelo Conselho Estadual de Monitoramento de Incêndios, em Imperatriz. A ação integra o cronograma de atividades o grupo que planeja, até novembro, uma grande ação na zona rural. Em mais uma reunião realizada nessa quinta-feira (28), do Conselho, foram traçadas as estratégias dessa ação.
Vale ressaltar que, na segunda quinzena de setembro, foram detectados cerca de 25 focos de incêndio na região Tocantina. O Maranhão é o terceiro Estado com maior incidência de queimadas no país. A blitz de conscientização de combate às queimadas, realizada na última semana, contou com a participação de órgãos públicos e empresas privadas, que participam do conselho, dentre elas, a empresa Suzano Papel e Celuloses.
O presidente da Comissão de Agronegócios da OAB/MA, Flávio Moura, explicou a importância de amenizar e diminuir os focos de incêndios. “como uma inovação coletiva, sem ônus para as partes e com o objetivo de melhorar e agilizar o tráfico de informações sobre incêndios no Maranhão”, enfatizou. Para o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, “esta é mais uma forma de atuação da Ordem em uma área que registra crescimento econômico e desenvolvimento social em todo o país: o agronegócio”.

Acordo de Cooperação Técnica
Em agosto foi firmado um acordo cooperação técnica para a criação do Conselho Estadual de Monitoramento de Incêndios (CEMI). São quase dez instituições, que juntas, atuarão de maneira mais participativa e integrada no sentido de aumentar a efetividade do monitoramento de incêndios no Estado do Maranhão.
A inciativa para a instalação do CEMI é da Comissão de OAB/MA, por intermédio da Comissão de Agronegócios da Seccional e da OAB Imperatriz. Os parceiros do Acordo de Cooperação Técnica são: Polícia Militar; Bombeiro Militar; Exército Brasileiro; Polícia Militar / Imperatriz; SEMMAM /Imperatriz; Ministério Público Federal; Associação Comercial e Industrial de Imperatriz/MA; Suzano Papel e Celulose; Defesa Civil / Imperatriz.
O Conselho tem como objetivos também possibilitar que qualquer membro possa comunicar, fotografar, filmar, enviar localização por GPS, informar por mensagem de texto ou por rádio frequência o início de um incêndio ou preparativos para uma futura, bem como sua localização precisa, que será transformada em informação e transmitida automaticamente para todos envolvidos, em especial os órgãos públicos e para a comunidade em tempo real; “intensificar as sugestões de melhorias do monitoramento de incêndios; tornar mais efetivas as medidas de cooperação dos sistemas de monitoramento de incêndios dos participantes entre outras ações são também objetivos do CEMI, entre outras ações.