Divulgação

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê Estadual de Diversidade, promoverá nesta sexta-feira (24), às 10h, a Live "O protagonismo da mulher negra na sociedade maranhense", com a professora Nice Rejane da Silva Oliveira. A live faz parte da programação em alusão ao Dia da Mulher Negra, comemorado no dia 25 de julho.
A live será transmitida pelo canal oficial do TJMA no Instagram (@tjmaoficial) e a mediação será feita pela analista judiciária - bibliotecária, Joseane Cantanhede, membro do Comitê Estadual de Diversidade.
O Comitê de Diversidade - instituido pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo e coordenado pelo juiz Marco Adriano - objetiva assegurar o respeito aos direitos fundamentais aos diversos grupos da sociedade, assegurando-lhes o acesso à Justiça contra qualquer tipo de preconceito e violência, tais como racismo, sexismo, lgbtfobia, etarismo, capacitismo e gordofobia. Além disso, promover a conscientização, no âmbito interno do Poder Judiciário, para a necessidade de respeito à diversidade, visando à erradicação de preconceitos e práticas discriminatórias.

SOBRE A PALESTRANTE
A professora Nice Rejane da Silva Oliveira é mestra em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins (UFTO), no programa PPGEHIS - PROFHISTÓRIA, e licenciada em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Professora da rede estadual de ensino do Estado do Maranhão, atualmente, é coordenadora do Programa de Formação de Professores " Caminhos do Sertão" da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), produtora cultural e presidenta da ASSARTI - Associação Artística de Imperatriz.
A professora Nice Oliveira tem interesse em pesquisas na área do Ensino de História, Imagem, Cinema, História e Cinema, Gênero e Cinema, Memória,Teoria da História e História e Cultura Afro-Brasileira. (Asscom TJMA)