O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, empossou nessa quarta-feira (17) os novos membros da Comissão Permanente de Segurança do Poder Judiciário. A leitura do termo de posse foi feita pelo diretor-geral do TJMA, Mário Lobão.
O desembargador Raimundo Barros continuará presidindo a Comissão de Segurança Institucional. Também são componentes os juízes Cristiano Simas de Sousa (auxiliar da Presidência), Raimundo Moraes Bogéa (auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça) e Anderson Sobral de Azevedo (representante da Associação dos Magistrados do Maranhão); o tenente-coronel da Polícia Militar, Alexandre Magno de Souza Nunes (diretor de Segurança Institucional do TJ) e a assessora técnica da Assessoria Jurídica da Presidência do Tribunal, Fátima Teixeira de Sousa.
Avanços - O desembargador Raimundo Barros fez um breve relato do planejamento e execução de ações que intensificaram a proteção de servidores, magistrados e jurisdicionados, em fóruns e prédios do Judiciário maranhense em todo o Estado, ao longo de 2016 e 2017.
O magistrado ressaltou que os investimentos demonstram o avanço conquistado na área de Segurança Institucional, reconhecido nacionalmente pelo Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, instituído pela Resolução nº 176/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
"O Judiciário adquiriu e instalou portais detectores de metal; videomonitoramento; sistema de controle de acesso de visitantes; equipamentos de Raio-X; cofres para armazenamento de armas; aquisição de coletes a prova de balas e carros blindados, além de cursos de segurança para magistrados. Todas as ações foram desenvolvidas com orientações da Comissão de Segurança Institucional e Diretoria de Segurança Institucional", enfatizou Raimundo Barros.
Dados da Diretoria de Segurança Institucional indicam que 42 fóruns do Maranhão já possuem pórticos detectores de metais e equipamentos de videomonitoramento.
"São medidas que, conforme orientações do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e do corregedor-geral da Justiça, serão estendidas para as demais unidades judiciais durante o biênio 2018/2019", afirmou o diretor de Segurança Institucional do TJMA, tenente-coronel Alexandre Magno, ao anunciar que uma reunião de planejamento ocorrerá no próximo dia 26 de janeiro. (Andréa Colins - Asscom TJMA)
Publicado em Justiça na Edição Nº 16050
Comentários