O Ministério Público do Maranhão realizou uma reunião com conselheiros tutelares de cinco municípios do Sul do Maranhão na manhã dessa sexta-feira, 23, na sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz. O encontro faz parte do Projeto Prosas da Infância, promovido pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPMA (Caop-IJ), que reuniu conselheiros de Buritirana, Sítio Novo, Montes Altos, Senador La Rocque e Ribamar Fiquene.
De acordo com o titular da 4ª promotoria de justiça de Açailândia e coordenador do projeto, Gleudson Malheiros, o objetivo é levar a todos os municípios informações para aperfeiçoar o atendimento à infância. Por isso as reuniões são voltadas para conselheiros tutelares, profissionais ligados ao serviço social, à educação, dentre outros.
O projeto teve início ano passado em Açailândia e Buriticupu. A meta é que no próximo ano o trabalho se expanda para mais municípios, fornecendo subsídios para os promotores de justiça da infância trabalharem junto às instituições da rede de proteção.
"A intenção é proporcionar conhecimentos para que estes profissionais saibam quais práticas devem ser adotadas nas diversas situações, para que se alcance melhores resultados, obtendo um melhor fluxo de atendimento", explica o promotor Gleudson Malheiros.
Para a titular da promotoria de justiça de Montes Altos, Paloma Ribeiro Gonçalves, o projeto estreita relações e demonstra aos conselhos tutelares a importância de agir de forma articulada. "É fundamental realizar este trabalho em conjunto não só com o Ministério Público, mas também com todos os órgãos que fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente", afirma.
O conselheiro tutelar de Ribamar Fiquene, Rafael Silva Sousa, considera o projeto de relevância porque esclarece ainda mais o papel de cada entidade na proteção à criança e ao adolescente. "É uma oportunidade de tirar muitas dúvidas sobre como proceder em cada caso, em uma conversa diretamente com o promotor. Há situações diárias que precisamos saber quais medidas tomar", comenta Rafael Silva. (Iane Carolina / MPMA)