Eventos têm como meta implantar o modelo de gestão de pessoas com foco em competências e resultados

O Ministério Público do Maranhão realizou segunda e terça-feira (26 e 27), em Imperatriz, oficinas sobre o tema gestão por competência. Os eventos são parte do objetivo estratégico do MPMA, que tem como meta implantar o modelo de gestão de pessoas com foco em competências e resultados.
As oficinas já foram realizadas em Timon, Presidente Dutra, Santa Inês e Pinheiro. Em Imperatriz, as atividades também reúnem servidores da Região Tocantina. Nessa quarta, 28, houve uma oficina com os membros do MPMA.
O evento tem a coordenação do promotor de justiça Marco Antonio Amorim, diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), com participação dos servidores Shirley Serrador, assessora técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão; Aline Arruda, técnica ministerial da Coordenadoria de Gestão de Pessoas; Mariano Rangel, assessor de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça; Cláudia Líbia, técnica ministerial do Centro de Apoio Operacional - Meio Ambiente; Cláudio Raposo, assessor da Secretaria para Assuntos Institucionais; e Eliana Pereira, pedagoga da Escola Superior do Ministério Público.
O planejamento segue diretrizes da Política Nacional de Gestão de Pessoas do Conselho Nacional do Ministério Público, que visa integrar a gestão de pessoas aos objetivos estratégicos do Ministério Público e estimular a implementação de estratégias e ações, desenvolvendo mecanismos de governança, a fim de assegurar a melhoria da gestão de pessoas e o acompanhamento de seus resultados.
O diretor da Secinst falou da necessidade do cumprimento da missão do Ministério Público, consistente em servir à sociedade e garantir a cidadania, com base na promoção da justiça e defesa da democracia.
"É importante que cada membro e servidor tenha esse sentimento de pertencimento, de que integramos esta instituição para promover a defesa da sociedade e que, em nome desta mesma sociedade, devemos sempre fazer o melhor, desenvolvendo cada vez mais nossos conhecimentos, habilidades e atitudes" ressaltou Marco Antonio Amorim.

Oficinas

Cláudio Raposo explicou que o programa prevê que a instituição se desenvolva por meio de suas competências organizacionais e de seu público de servidores, além de estimular o desenvolvimento contínuo de conhecimentos, habilidades e atitudes. "Como em um time de futebol, cada jogador precisa ter conhecimentos, habilidades, entrosamento, mas também precisa ter atitude e tomar decisões no momento certo. É um aprendizado e uma reciclagem constante", comentou.
Aline Arruda listou as etapas da implementação do Programa de Gestão por Competência no Ministério Público. Ela explicou que o programa visa otimizar o comportamento das pessoas em relação à instituição, aproveitando conhecimentos e habilidades. "Nós queremos saber quais especializações o servidor tem, por exemplo, e que possa aproveitar no Ministério Público, para que cada vez mais possamos oferecer serviços com mais qualidade à população", esclareceu a servidora. (Iane Carolina / CCOM-MPMA)