O Ministério Público do Maranhão participou da primeira audiência remota do sistema prisional em Imperatriz nesta terça-feira, 7. Realizada por meio de videoconferência, após autorização do Conselho Nacional de Justiça, a audiência contou com a presença de um apenado da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz e aconteceu nesse modelo em virtude da pandemia da Covid-19
O titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal, Domingos Eduardo da Silva, participou da videoconferência que foi presidida pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Mário Henrique Reis. O promotor de justiça avalia que audiências na modalidade virtual é um método inovador e deve permanecer mesmo após o término da pandemia. O membro do Ministério Público destaca que esse formato traz economia aos cofres públicos pela redução de toda a logística envolvida no processo.
"Na audiência em caráter presencial, é preciso fazer o deslocamento do apenado com escolta armada, usando viaturas que demandam combustível, dentre outros detalhes para levar o preso ao Fórum. Na forma virtual, evitamos toda a logística, o que torna tudo mais ágil e muito útil na execução da pena", destaca o titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal. (Iane Carolina - CCOM MPMA)
Publicado em Justiça na Edição Nº 16670
Comentários