O Ministério Público do Maranhão recebeu parceiros e sociedade civil, no auditório das Promotorias de Justiça de Imperatriz, em um evento presidido pelo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.
A campanha é idealizada pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, formado pelo Ministério Público do Maranhão, Tribunal de Justiça do Maranhão, Câmara dos Deputados e Polícia Rodoviária Federal, com apoio do Governo do Maranhão, Federação dos Municípios do Maranhão, Polícia Federal e municípios.
Participaram do evento o diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim; o diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Ossian Bezerra Pinho Filho; o prefeito de Imperatriz, Francisco de Assis de Andrade Ramos; promotores da Região Tocantina e representantes das entidades parceiras.
O procurador-geral de justiça destacou que grande parte dos processos do Judiciário é de pessoas que cometeram crimes por conta do uso de drogas. Luiz Gonzaga também ressaltou que a campanha realizada pelo Ministério Público e parceiros pretende unir todas as forças para tentar construir uma sociedade melhor. “Nós queremos unir a sociedade e as instituições na prevenção às drogas. Cuidar das crianças e dos jovens para que não precisemos punir os adultos”, frisou.
O diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz, promotor Ossian Bezerra, é responsável pela campanha no município. Ele explica que as drogas atingem pessoas de todas as classes econômicas e por isso é preciso haver uma grande mobilização social com parcerias interinstitucionais para combater o problema. “Nós temos uma longa caminhada pela frente, mas temos certeza de que se houver empenho das instituições e colaboração da sociedade, teremos grande êxito”, conclui o promotor.
O padre Elisvaldo Cardoso é coordenador da Comunidade Terapêutica Casa do Senhor, que trabalha com a reabilitação de dependentes. Para ele, a campanha tem um papel fundamental no combate ao uso de drogas, pois une diversos atores para um trabalho de forma sistemática. “Nós precisamos provocar essa discussão entre as instituições e a sociedade, focar o trabalho de prevenção nos jovens, para que eles consigam chegar à vida adulta sem entrarem nesse mundo”, finalizou.
Campanha
A campanha Maranhão Contra as Drogas já foi lançada em São Luís e Açailândia. Por meio da ação coordenada entre as instituições, o comitê busca o desenvolvimento de políticas públicas sobre drogas no Maranhão, incentivando a criação de fóruns, conselhos, serviços de prevenção, tratamento e acolhimento dos usuários. A campanha tem como público-alvo de suas ações adolescentes e jovens de 12 a 29 anos. (Iane Carolina / CCOM-MPMA)
Comentários