Alunos na formatura do Proerd
Autoridades na cerimônia de ontem na Igreja Assembleia de Deus

Dema de Oliveira

Aconteceu nessa quinta-feira (12) a cerimônia de formatura do segundo semestre do Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROERD) da Polícia Militar em Imperatriz.
A cerimônia contou com as presenças de autoridades policiais, professores, pais, alunos e demais autoridades, como o vice-prefeito Luiz Carlos Porto, que representou o prefeito Sebastião Madeira; a secretária da Mulher, Conceição Formiga; o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro; o secretário de Transportes, J. Ribamar, e o vereador Rildo Amaral. O delegado Manoel Rodrigues Neto, da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), também estava presente.
Cerca de 3.200 estudantes das escolas da rede pública municipal, estadual e particular foram formados. Já são mais de 8 mil alunos desde que o programa foi iniciado em Imperatriz, fato ocorrido em 2007.
O Sargento Hosano Silva, que coordena o Proerd em Imperatriz há sete anos, avaliou como muito positivo o que o programa tem feito e a pretensão é expandi-lo ainda mais na região. "O resultado positivo é que mais de 8 mil alunos formados são conquistas. Estamos felizes com a realização deste trabalho que tem como finalidade combater as drogas".
Para Katia Luiza, orientadora educacional no Colégio Militar Tiradentes, o Proerd é um instrumento muito importante na formação da juventude e os policiais têm realizado um excelente trabalho. "Fundamental para que os nossos alunos passam ter conhecimento sobre as drogas para saberem discernir o que é melhor para a vida. É um trabalho muito dinâmico realizado por policiais com o nosso acompanhamento. Eles conseguem passar o conhecimento de forma lúdica. Apesar de terem o poder militar, exercem as relações humanas com estas crianças", enfatizou.
De acordo com o comandante do 3º BPM, Major Antonio Markus da Silva Lima, o Proerd tem surtido efeito e funciona como um projeto preventivo e social, que colabora na formação de futuros cidadãos de bem. "É de vital importância o projeto. Informamos as crianças a distância que elas precisam ter das drogas, colocamos de forma precisa e direta o mal que causa, os vícios. Não só o aluno leva isso, como a família, os pais, amigos, a comunidade. Um ensinamento muito bom porque multiplica o conhecimento, sendo um ganho imenso para a sociedade".
O aluno da Escola Municipal Bom Jesus, localizada na Vila Lobão, Eduardo Barbosa Neves, ficou em primeiro lugar no concurso de redação, cujo tema foi justamente as drogas. Ele ganhou uma bicicleta.