O número de inquéritos policiais inconclusos do ano de 2008, referentes a homicídios dolosos, diminuiu de 990 para 57, conforme informação prestada pela Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado, após requisição do Ministério Público do Maranhão.
Os inquéritos estavam pendentes nas delegacias do estado. O número foi levantado em inspeções realizadas pelo MPMA nas delegacias de São Luís e de municípios do interior, iniciadas em maio do ano passado.
O trabalho de redução corresponde à etapa 2 da meta 2 do Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). A meta 2 é uma mobilização nacional para conclusão de inquéritos pendentes de homicídios. A etapa 2 consiste em finalizar inquéritos instaurados no ano de 2008.
No dia 17 de junho, o promotor de justiça José Cláudio Cabral Marques, coordenador de metas da Enasp, no MPMA, informou ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a redução quase total da demanda. “Foram concluídas 99% das pendências relativas a 2008”, enfatizou Cláudio Cabral. (CCOM - MPMA)