Espetáculo, cheio de apresentações artísticas, marcou o lançamento da quarta edição do projeto Dia de Ler Todo Dia

Grande espetáculo, cheio de apresentações artísticas, marcou o lançamento da quarta edição do projeto Dia de Ler Todo Dia, nessa quarta-feira, 29, pela Secretaria Municipal de Educação, Semed. O evento, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB, iniciou a programação de atividades com o objetivo de valorizar e fortalecer projetos que envolvem ações de leitura nas escolas e diversos segmentos da sociedade.
Engajados na campanha mundial pela leitura, escolas da Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, EJA, apresentaram os melhores projetos de incentivo ao conhecimento literário. Dentre as principais, a escola modelo ProInfância Edelvira Marques representou o clássico da literatura infantil Bela Adormecida; Maria Evangelista, com Os filhos da EJA; Santo Inácio de Loyola, com Aquarela em Libras; o Ciranda Cultural, com Contação de histórias da obra de Luís da Câmara Cascudo "O casal Silencioso", numa adaptação e interpretação de Jô Peteleco; e assessoria pedagógica declamou poesias e musicais.
"A sociedade em geral, nós e nossas crianças quase não lemos. Devemos voltar aos velhos hábitos da leitura, seja antes de dormir ou em qualquer tempo disponível. Esse projeto da Semed vem despertar isso e contar com o envolvimento de todos, inclusive dos pais, inserindo a prática na vida dos filhos", frisou a secretária adjunta de Ensino, Nilcea Martinho.
Coordenado pela Assessoria Pedagógica da Semed, o projeto envolve as 151 escolas da rede municipal de ensino, entidades e instituições parceiras. No lançamento, gestores, escolas particulares, instituições de ensino superior, Academia Imperatrizense de Letras, 50º BIS, Instituto PES e órgãos da administração municipal.
A secretária adjunta de Educação, Genilza Sipião, ressaltou que a cada edição percebe-se uma maior mobilização com o projeto. "A valorização da leitura é fundamental para o nosso desenvolvendo intelectual enquanto ser humano. Precisamos de projetos nessa perspectiva e quanto mais adesão e empenho de todos, melhor para a qualidade do ensino", reforçou.
Larissa Pereira Loiola, coordenadora pedagógica na Escola Edelvira Marques, enfatiza o fomento à leitura desde a infância. "A criança que lê é um adulto pensante no futuro, com mentalidade própria. Aquela criança que não tem esse incentivo terá preguiça de estudar. Leitura é imaginação, é formação do indivíduo, que dá capacidade de questionar e compreender mais facilmente seu lugar no mundo", observou.
O "Dia D" de mobilização será em 21 de setembro. Nesse período, escolas municipais desenvolvem atividades para fortalecer a campanha mundial pela leitura, com dramatizações, rodas de leitura, gincanas e outras atividades. (Sara Ribeiro - Ascom)