Juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares Oliveira

O juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Imperatriz, Delvan Tavares Oliveira, inspecionou um domicílio, na quinta-feira (10), no bairro Vila Cafeteira, após denúncia de negligência e maus tratos contra seis crianças. O magistrado esteve no local acompanhado de uma equipe formada por comissários de justiça, psicóloga, assistente social e assessor.
A inspeção foi motivada por um relatório enviado por conselheiros tutelares de Imperatriz à Vara da Infância e Juventude em que eles denunciavam os pais das crianças por negligência e maus tratos.
Ao chegar à residência, o juiz entrevistou o dono da casa e pediu para conhecer o local. Ele constatou que havia roupas espalhadas, colchões sujos e mau cheiro no ambiente. Além disso, as crianças estavam sujas e descalças, e o pai aparentava ter consumido bebida alcoólica.
Após averiguar as irregularidades, o juiz recomendou ao dono da casa que melhorasse as condições higiênicas do domicílio e se comprometeu em viabilizar a doação de uma cama e de um colchão para o casal. Por último, a equipe foi ao Centro de Referência de Assistência Social do bairro para solicitar um acompanhamento para a família.
Segundo o magistrado, a ação foi importante para orientá-lo quanto à decisão a ser tomada. “Tive o cuidado de ir pessoalmente visitar a casa e não somente mandar a psicóloga e a assistente. Talvez se eu não fosse lá não teria a convicção necessária para a minha próxima decisão. Paralelamente às medidas de proteção, vamos tentar inserir essa família em programas assistenciais, orientá-los e eventualmente suprir alguma necessidade material”, declara. (Assessoria de Comunicação - Fórum Min. Henrique de La Rocque Almeida)