A Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher foi a temática abordada pela juíza Alessandra Lima Silva, titular de Itinga do Maranhão, em palestra proferida na Câmara Municipal da cidade, na última semana de junho. No evento também houve apresentação de vídeo da jornalista Bárbara Penna, no qual ela conta a sua história de vida, e a grave violência doméstica que sofreu cometida por seu ex-namorado. A palestra foi apresentada para estudantes, mulheres e a comunidade em geral do município de Itinga do Maranhão.
De acordo com a magistrada, o evento procurou esclarecer a comunidade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e as formas de denunciar, abordando tópicos da Lei Maria da Penha, como os tipos de violência, situações que podem ser enquadrada como violência doméstica e familiar, e por fim, sobre as medidas protetivas de urgência, ocasião em que foram entregues modelo do formulário utilizado para os pedidos das referidas medidas perante o Poder Judiciário.
"Procuramos exemplificar com situações do dia a dia, os exemplos de violência contra a mulher. E no final, franqueamos a palavra às pessoas presentes para fazerem perguntas e dirimirem eventuais dúvidas e ou questionamentos a respeito do assunto", pontuou Alessandra Lima.
CEMULHER - Na ocasião também foram entregues informativos confeccionados pela Coordenadoria Estadual da Mulher (CEMulher) do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, com esclarecimentos e orientações sobre a violência de gênero.
Para a juíza, é importante debater esse tema tão caro à sociedade brasileira, que atinge a todas as classes sociais, e ainda muitas mulheres, por medo, vergonha, ou porque desconhecem seus direitos, não denunciam, e continuam vivendo em situação de violência. "Daí, a necessidade de esclarecimentos à população em geral sobre a lei Maria da Penha, especialmente em relação à possibilidade da aplicação das medidas protetivas de urgência", concluiu Alessandra. Itinga do Maranhão é Comarca de Vara Única, pertencente ao Polo de Imperatriz.
Publicado em Justiça na Edição Nº 16166
Comentários