Oficina objetiva aprimorar investigações de fraudes em licitações
Treinamento foi oferecido a membros e servidores

Na manhã desta sexta-feira, 1º de novembro, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, foi apresentado o workshop "Planejamento e técnicas de investigação criminal para apurar fraudes em procedimentos licitatórios". O treinamento foi destinado a membros e servidores do Ministério Público do Maranhão que atuam na área de investigação criminal.
A oficina foi ministrada pela promotora de justiça Kllycia Luiza Castro de Menezes, que integra o Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo analista ministerial André William Gadelha Vila Nova, pós-graduado em Inteligência de Estado e Segurança.
De acordo com Klycia Menezes, a capacitação tem o objetivo de repassar conhecimentos e técnicas para a investigação criminal relacionada a fraudes em processos licitatórios, buscando o aperfeiçoamento de membros e servidores. "O Ministério Público do Maranhão tem como bandeira principal o combate à corrupção. Por isso, temos sempre que buscar a capacitação de membros e servidores em busca deste fim maior", ressaltou a promotora de justiça.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Na abertura, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, disse que o tema do workshop é muito importante, porque a licitação é uma das principais portas de entrada da corrupção no país. "Por isso, estamos aqui reunidos com membros e servidores, que têm muita experiência em investigação na área, para a troca de experiências. E a melhor forma de combate à corrupção é o trabalho preventivo", disse o chefe do MPMA.
Em seu pronunciamento, o promotor de justiça Márcio Thadeu Silva Marques, diretor da Escola Superior do Ministério Publico (ESMP), informou que a instituição investe em conteúdo de formação que seja extremamente útil à atividade fim dos promotores de justiça. "O combate à corrupção pelo MPMA é um trabalho ininterrupto e é realizado com muita competência por membros e servidores da instituição. Inclusive, por esta razão, somos premiados todos os anos pelo CNMP. Quero agradecer a todos que colaboram para este trabalho e para este treinamento", declarou.
Na oficina, foram abordados conteúdos como instauração de procedimentos (noticia de fato e procedimento investigatório criminal), acesso a dados dos investigados, ações cautelares, quebra de sigilo bancário, entre outros. (CCOM-MPMA)